Diversão e Arte

O grupo Três do Nordeste canta no forró Ispilicute

Apresentação está marcada para sexta e promete muito forró

Vinícius Veloso*
postado em 21/02/2019 06:30
Os Três do Nordeste chegam ao cinquentenário com muita história, turnê pela Europa e apresentação em Brasília
Em 1969, Parafuso, Zé Cacau e Zé Pacheco deram início a um legado que se perpetua até hoje. Uma reunião do trio musical resultaria no tradicional grupo Três do Nordeste, que espalha a cultura nordestina pelo mundo através da música popular da região, o forró. Com um legado de 37 discos e 3 DVDs, a trinca já passou por mudanças dos integrantes, mas mantém o intuito inicial de divulgação cultural.

Atualmente formado por Luka (zabumba e voz), Curió (vocalista principal e triângulo) e Pingo (sanfona e voz), o Três do Nordeste é uma escola no que tange as composições históricas que produziram. ;O Três do Nordeste é uma escola. Nossa inspiração vem do grande mestre Parafuso, que levou o trio por 48 anos, tais quais todos os grandes músicos que passaram pelo grupo. Dominguinhos e o Trio Nordestino também são referências fortes;, conta Pingo.

Com músicas como Ana Maria e Forró de tamanco ; que fazem sucesso até hoje ;, composições que foram tema das novelas globais Tieta e Velho Chico e outras gravações regravadas por Ney Matogrosso e Elba Ramalho, o grupo desenvolveu o carinho para com o público amante do forró.

;A responsabilidade de representar o trio é enorme. Nos sentimos muito honrados por carregar esse legado e dar continuidade a essa história maravilhosa, sempre conscientes da importância histórica e do papel de ícone cultural do grupo;, explica Luka, filho do membro fundador Parafuso.

Pé de serra

Carregando o tradicional forró pé de serra de Campina Grande e vivendo o lema de ;mudar para continuar sendo o mesmo;, o trio prepara uma turnê para comemorar meio século de história. Apresentações na Europa, passando por países como Alemanha, Espanha, França, Portugal e Inglaterra, estão no calendário, assim como uma longa turnê pelo Brasil, com Brasília sendo uma das cidades agraciadas com o show do Três do Nordeste.

;Estamos muito felizes de voltar a Brasília. A cidade faz parte da história do trio. Sempre fomos recebidos com muito carinho;, afirma Pingo. ;Temos muito orgulho de representar nossa cultura nordestina pelo mundo;, completa Curió.

A apresentação dos três artistas de forró ocorre nesta sexta-feira, na comemoração de 13 anos do Forró Ispilicute, no Minas Brasília Tênis Clube, que conta, ainda, com aulas de dança gratuitas e muita latinidade nas músicas.

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira



Ispilicute
Minas Brasília Tênis Clube (SCEN Tr.3). Sexta-feira, às 20h. Apresentação dos Três do Nordeste em comemoração de 50 anos. Ingressos a partir de R$ 30. Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação