Diversão e Arte

Teatro e oficinas artísticas na programação do Mercado Sul

Projeto contempla públicos adulto e infantil

Mariah Aquino*
postado em 21/02/2019 06:30

Thabata tem experiência nas oficinas de canto popular

O Instituto Invenção Brasileira existe desde 1986 e foi pioneiro na revitalização do Mercado Sul. Durante todo o ano de 2019, promoverá uma série de atividades culturais no espaço em Taguatinga. O projeto tem apoio do FAC e é constituído por espetáculos teatrais todo domingo, às 17h, e oficinas formativas gratuitas e abertas para toda a população. ;Serão oficinas de teatro para jovens e adultos, de teatro brincante para crianças, de confecção de instrumentos, de cenografia e até de produção gramatical de textos;, explica Abder Paz, gestor do Instituto.

Atualmente, é possível se inscrever e participar de duas oficinas que vão até o mês de abril. A Amplificando vozes ocorre às segundas e quartas, às 15h. Ministrada pela rapper Thabata Lorena, é uma oportunidade de exercer a prática coletiva de canto. ;A proposta sai um pouco de ter que aprender canto de maneira formal, com partituras e conhecimentos técnicos, é mais para desenvolver o canto popular;, explica Thabata. A cantora ministra essa oficina desde 2016, em escolas públicas. ;É resultado de oito anos de práticas educacionais;, ressalta.

O curso será dividido em dois módulos: o primeiro trabalhará com saúde vocal e projeção da voz; o segundo iniciará um trabalho em conjunto, em busca pelo canto popular. Mesmo que as aulas tenham começado, é possível participar. Toda aula é aberta e gratuita. ;Eu tenho percebido, ao longo dos anos, que a expressão vocal é uma coisa tão profunda, serve para todo mundo;, diz Thabata. O grupo é formado tanto por pessoas que já cantam e querem desenvolver uma nova abordagem da própria voz quanto por pessoas que nunca tiveram contato com o canto. ;É gente de todo tipo;, ressalta.



A outra atividade formativa é uma oficina de Iluminação Cênica com Miltinho Alves. As aulas ocorrem às quartas, a partir das 20h. O objetivo é apresentar os aspectos técnicos do ofício e ensinar aos alunos como construir mapas de iluminação para espetáculos. ;Os interessados podem procurar as redes sociais do Invenção Brasileira ou o telefone 98232-4118;, esclarece Abder.

Descentralização

;As atividades culturais feitas nas regiões administrativas do Distrito Federal têm menos incentivos que as do Plano Piloto;, pontua Abder. O instituto Invenção Brasileira busca descentralizar a cultura no DF, e as atividades propostas tentam fortalecer a relação entre a comunidade e as manifestações culturais. É importante, para o grupo, enfatizar que a comunidade pode e deve participar do fazer cultural.


;Não queremos oferecer apenas espetáculos, mas atividades formativas também;, explica Abder. ;Em Taguatinga, por exemplo, não existe outra oficina de teatro gratuito;. A rapper Thabata Lorena também ressalta a importância de incentivar a participação da comunidade: ;Na oficina, eu ensino a enxergar a voz como instrumento e ferramenta da autoexpressão. Não deixo de falar para que quem está participando da Amplificando vozes para que participe das outras iniciativas também, é uma oportunidade muito boa.;

* Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação