Diversão e Arte

Projetos levam a leitura às cidades do DF

Contação de histórias faz parte do programa

Nahima Maciel
postado em 23/02/2019 06:45

Chico Repentista é um dos convidados do Romaria poética

A literatura como instrumento de mudança de perspectivas e como referência cultural orientou a idealização de dois projetos que se propõem a levar a leitura e a escrita para periferia. Hoje e amanhã, a Romaria poética vai levar versos e cantoria para a Feira do P Sul, na Ceilândia. Na Estrutural, os trabalhos ficam por conta da equipe da 6; Mostra de Literatura. São iniciativas que, durante o ano, movimentam a cena literária do Distrito Federal em busca da familiarização de comunidades carentes com versos e prosa. ;Queremos formar novos leitores para que a leitura seja um instrumento individual de mudança;, avisa Andrey Amaral, idealizador da Mostra de Literatura.


Andrey teve a ideia de criar o projeto quando era professor da secretaria de Educação. Durante as aulas de português e literatura, ele percebeu que, às vezes, havia uma distância entre as histórias contadas nos livros e as realidades das crianças. Para aproximar os dois, começou a levar convidados à sala de aula. Alguns eram escritores e os alunos ficavam curiosos e interessados na produção. Em 2001, depois de deixar o ensino na rede pública, Andrey abriu a livraria Mr. Book, na qual havia sessões de contação de histórias e encontros com autores.


Pouco tempo depois, fechou a livraria e criou a Mostra de Literatura, cujo eixo é Ceilândia, Taguatinga e Estrutural. Em cinco edições, ele já passou também pelo Varjão e pelo Itapoã. No total, calcula que mais de oito mil jovens leitores participaram dos encontros que envolvem contação de histórias, bate papos com escritores e conversas sobre direitos humanos, um dos focos do projeto. ;Nessas conversas, falamos sobre violência contra a mulher, situação de vulnerabilidade, intergeracionalidade, pessoas que moram na rua, sempre emoldurado pela literatura;, avisa. Livros como O alienista (Machado de Assis), ele ensina, podem ser excelentes recursos para se refletir sobre discriminação e preconceitos.


Geralmente, a Mostra tem como base de apoio uma escola, mas isso não quer dizer que o público seja exclusivamente o da instituição. ;A escola nos abre as portas, queremos trazer toda a família e a comunidade;, garante Andrey. Durante uma média de quatro meses por ano, o projeto percorre as cidades do DF. Amanhã, depois de passar por Taguatinga em janeiro, será a vez da Estrutural. Entre março e maio, a programação será apresentada na Ceilândia, no Varjão e, novamente, em Taguatinga. ;A literatura não é acessível nem é fácil. Para quem nunca teve histórico de leitura, não basta dar acesso. A gente tem que buscar alternativas para que a pessoa comece a ler;, acredita Andrey.

Nas feiras

Quando começou as itinerâncias do Romaria poética, no ano passado, Margô Oliveira queria levar a poesia a comunidades que não estão acostumadas a receber eventos literários. Desde os anos 1980, ela trabalha com cultura popular. Começou com o teatro de bonecos antes de passar para a poesia. O Romaria poética, que se apresenta na Feira do P. Sul e na ONG Grupo Tático Mirim Ambiental, em Ceilândia, está na 7; edição. ;É um recital poético popular;, avisa Margô.


No total, são oito espetáculos capitaneados por poetas, músicos e repentistas. A cada edição, são convidados, pelo menos, dois poetas das regionais de Ceilândia e Samambaia. Hoje e amanhã, Domício Chaves e Chico Repentista estão no programa. O primeiro vem de Samambaia com poemas autorais e declamação acompanhada de violão. De Planaltina, Margô também convidou o poeta Donne Pitalurgh. ;Ele tem um estilo mais urbano e fala das mazelas do cotidiano;, avisa.


Cada autor tem 20 minutos para se apresentar e divide as atenções com Margô, também poeta, que declama nos intervalos do show da Taleta de Bambu, responsável pela ambientação musical com adaptação de peças da cultura popular brasileira. ;O que queremos é levar a poesia onde o povo estiver;, avisa Margô. As feiras, ela conta, são os locais de maior receptividade. ;Ceilândia e Samambaia têm uma gama muito grande de pessoas do Nordeste que têm o carinho pela coisa popular.; A saudade das origens, ela conta, bate forte quando os repentistas tocam nas feiras do DF. ;A maioria do público já tem uma autoidentificação, principalmente nas feiras;, garante.

SERVIÇO

Romaria Poética

Com: Domício Chaves, Chico Repentista e Donne Pitalurgh. Música: Taleta de Bambu.

Hoje, às 10h30, na Feira do P. Sul ; Ceilândia

Amanhã, às 10h30, na ONG GTAMA ; Grupo Tático Mirim Ambiental (QR 433, antigo Terminal 01 Norte ; Expansão Samambaia). Com Domício Chaves, Chico Repentista e Cumpadi Ancelmo. Música: Taleta de Bambu.

6; Mostra de Literatura da Estrutural

Com Karla Calasans, Andrey do Amaral, Fernanda Carvalho, Beatriz Schwab, Astrogildo Miag, Wilza Meireles, Ana Maria Coelho, Antonio Leitão e Alex Bonifácio. Amanhã, às 9h, na Quadra 12 Conjunto D lote 45, Cidade Estrutural.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação