Diversão e Arte

'Custódia' é o grande vencedor do prêmio César

Filme de Xavier Legrand fala sobre a violência contra a mulher e levou quatro prêmios

Agência France-Presse
postado em 23/02/2019 10:25
Equipe de 'Custódia' comemora os quatro prêmios no César, considerado o Oscar francês
O filme Custódia, que aborda a questão da violência de gênero, foi o grande vencedor do prêmio César do cinema francês, com quatro estatuetas, incluindo melhor filme, na cerimônia celebrada na sexta-feira (22/2).

"Quando rodamos o filme, em 2016, 123 mulheres foram assassinadas pelo companheiro ou ex-companheiro. No decorrer do ano, 25 mulheres foram assassinadas, o que quer dizer que passamos a uma mulher a cada dois dias, enquanto em 2016 era uma a cada três dias", declarou o diretor do filme, Xavier Legrand.

Léa Drucker, vencedora do prêmio de melhor atriz por seu papel de uma mãe que tenta recompor a vida após a separação de um marido violento, saudou "todas as mulheres, todas as feministas que escrevem, atuam, elevam a voz e defendem diariamente a causa das mulheres, desafiando com frequência insultos e todo tipo de agressividade".

Custódia também recebeu os prêmios de roteiro original e montagem.

A 44; edição do César premiou ainda Jacques Audiard como melhor diretor pelo western franco-americano The Sisters Brothers. Alex Lutz foi escolhido o melhor ator por Guy, filme que também escreveu e dirigiu.

A cerimônia também prestou uma homenagem a Robert Redford, de 82 anos, que recebeu um César honorário. Em seu agradecimento, o ator e diretor americano recordou algumas de suas primeiras viagens à França.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação