Diversão e Arte

A agenda de estreias conta com 11 filmes que vão do drama ao suspense

Confira os lançamentos após a ressaca do Oscar 2019

Ricardo Daehn
postado em 28/02/2019 06:30




Na ressaca da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ocorrida na madrugada de segunda, os cinéfilos não terão do que reclamar, pelo volume de filmes que invadem as salas de cinema da cidade. Nada menos do que 11 produções, entre suspenses, dramas, documentários e atrações juvenis, batem nas telonas do Distrito Federal. Confira!

Confira os lançamentos após a ressaca do Oscar 2019

Calmaria

O elenco, repleto de brilho, traz nomes vencedores ou, ao menos, indicados ao Oscar, em diversas ocasiões: do beninense Djimon Hounsou até o texano Matthew McCanaughey, passando pelas novaiorquinas Anne Hathaway e Diane Lane. No novo filme de Steven Knight ; que, há cinco anos, realizou o bem-sucedido Locke (estrelado por Olivia Colman e Tom Hardy) ;, ele posiciona todo o elenco num tabuleiro complexo, de idas e vindas, na vida de Baker Dill (McCanaughey), um homem que optou por trocar de identidade. No filme de suspense, que mexe com conceitos de paternidade e de violência doméstica, Baker quer tão somente se livrar do passado com Karen (Hathaway), enquanto atende o desejo de turistas de navegarem no barco Calmaria, em que pescam, num ambiente paradisíaco.
Confira os lançamentos após a ressaca do Oscar 2019
Cinderela Pop

Uma princesa impulsiva, a jovem Cintia Dorella (Maisa Silva) põe na determinada cabeça que vai se lançar no terreno musical, como DJ. Dirigido por Bruno Garotti, o filme parte de um fato marcante para a protagonista, que se desilude ao constatar a traição protagonizada pelo próprio pai. Vem daí uma guinada de vida na trama, que traz Fernanda Paes Leme na pele de uma madrasta. Quem também participa do filme é Filipe Bragança, na pele do príncipe Fred Prince.
Confira os lançamentos após a ressaca do Oscar 2019
Tá rindo de quê?

Com depoimentos de humoristas como Ary Toledo, atores como Bruno Mazzeo e Regina Casé, e ainda de diretores de programas de tevê, entre os quais Daniel Filho e Boni, o documentário Tá rindo de quê? demonstra o esforço coletivo de artistas que resistiram à censura no Brasil tomado pela ditadura. Para além do exame de atrações televisivas, o filme avança em elementos de criação como as charges do famoso Jaguar. Dirigido a seis mãos, o longa alinha os talentos de Álvaro Campos (diretor do longa Altas expectativas, com a brasiliense Camila Márdila), Alê Braga (de séries nacionais como Chegadas e partidas, produzida pelo GNT) e Claudio Manoel (redator e ator de Casseta & Planeta Urgente!).
Confira os lançamentos após a ressaca do Oscar 2019
Normandia nua

Autor de um filme que formou fila, por semanas, em Brasília (Pedalando com Moli;re), Phillipe Le Guay assina este misto de drama e comédia. François Cluzet (do drama Intocáveis, que obteve enorme êxito na França) estrela Normandia nua, na pele do prefeito Balbuzard, um incansável mentor para vilarejo cada vez mais empobrecido da Normandia. Para se recobrar da crise, surge a ideia da adesão a um projeto de relevância internacional em que os habitantes do local devem tirar fotos despidos. No elenco da produção, estão Julie-Ann Roth (vista em Pedalando com Moli;re) e o inglês Toby Jones (Capitão América 2: O Soldado Invernal).
Confira os lançamentos após a ressaca do Oscar 2019

A casa de veraneio

Com carreira de atriz iniciada em meados dos anos de 1980, a italiana Valeria Bruni Tedeschi chega ao quarto filme de ficção como diretora. Na comédia romântica que dirige, Bruni interpreta Anna, cineasta em crise, depois que é colocada em xeque a relação com Luca (Riccardo Scamarcio). Com roteiro de Bruni, ao lado da também atriz Noémie Lvovsky, o longa mostra Anna na lida contra parentes e amigos que, abrigados numa bela e isolada propriedade de Côte d;Azur (a chamada Riviera Francesa), tentam dissuadi-la da realização de um filme. Estão no elenco Xavier Beauvois, Pierre Arditi e Valeria Golino.

A maldição da freira

No filme de estreia do diretor Aislinn Clarke, há o chamariz de a trama estar baseada em suposto caso real datado de 1960. O que movimenta a narrativa é a missão dada no Vaticano para que dois padres ; um chamado Thomas Ridley (e interpretado por Lalo Roddy, de Game of thrones) e outro batizado John Thornton (Ciaran Flynn) ; visitem uma tenebrosa instalação na Irlanda. Por lá, órfãs e jovens abatidas por muitas confusões mentais apresentam sinais de possessão. Uma adolescente grávida, de comportamento agressivo, está entre as maiores preocupações de Ridley e Thornton.

A caminho de casa

Ator de filmes clássicos como Loucuras de verão (1973) e The Buddy Holly Story (1978), o veterano Charles Martin Smith está à frente do enredo em que cachorra Bella (com a voz de Bryce Dallas Howard, de Jurassic World: O mundo dos dinossauros) é separada, numa situação caótica protagonizada pelo Serviço de Controle de Animais, do estudante de veterinária Lucas (Jonah Hauer King). Mesmo com Ashley Judd e Wes Studi no elenco, o foco se concentra em Bella, pronta para enfrentar a tudo e todos, pelo retorno ao lar.

Crimes obscuros

Depois de já ter trocado o registro de humorista, com filmes como O mundo de Andy e O brilho eterno de uma mente sem lembranças, Jim Carrey volta a atacar na mesma frente, num filme rodado na Polônia, sob a direção de Alexandros Avranas. Com trama saída de um artigo de jornal, a fita investe no destino do investigador Tadek (Carrey), que reacende dúvidas sobre um caso de crime há muito tempo arquivado. Completam o elenco Marton Csokas (Sin City: A dama fatal) e Charlotte Gainsbourg (estrela dos polêmicos longas de Lars von Trier).
Confira os lançamentos após a ressaca do Oscar 2019
Não olhe

Insatisfeita e insegura com a própria imagem e com o tratamento de terceiros, a jovem Maria (India Eisley), na trama deste suspense de terror, fica invocada com o comportamento das imagens refletidas num espelho. Não demora, e uma rede de violência se instala na vida de Mary, uma vez que ela decide trocar de atitudes por influência do que vê no espelho. No filme, entre outros, estão Mira Sorvino (a vencedora do Oscar pelo divertido filme de Woody Allen Poderosa Afrodite) e Jason Isaacs (O patriota). Assaf Bernstein dirige.

O silêncio dos outros

Com produção do cineasta Pedro Almodóvar e aclamado no Festival de Berlim (em que venceu o prêmio do público da Mostra Panorama), além de vencedor de tripla premiação (júris oficial e do público e da crítica) no 6; Biff ; Festival Internacional de Cinema de Brasília, o filme da dupla Almudena Carracedo e Robert Bahar é um documentário sobre o impacto ; jamais apagado ; da ação do ditador espanhol Francisco Franco, no período entre 1938 e 1973.

Made in Italy

Integrado ao mais recente evento chamado 8 ; Festa do Cinema Italiano, o filme tem direção de um renomado cantor italiano: Luciano Ligabue. Riko (Stefano Accorse, de O último beijo) não tem muita sorte na vida, à exceção das saídas com a rede de amigos capaz de lhe dar apoio. Cercado por porcos, no trabalho, ele desempenha tarefa aquém dos seus desejos. Uma viagem para Roma promete mudar o curso de seus dissabores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação