Publicidade

Correio Braziliense

Quarta edição do #CBfolia vai eleger o melhor bloco de carnaval da cidade

Troféu será entregue em 8 de março e disputa promete ser acirrada


postado em 28/02/2019 06:30 / atualizado em 28/02/2019 10:28

Vencedores do troféu #CBfolia 2018: Eduardo e Mônica, Agoniza mas não morre, Raparigueiros e Pacotão(foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Vencedores do troféu #CBfolia 2018: Eduardo e Mônica, Agoniza mas não morre, Raparigueiros e Pacotão (foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

A folia candanga entrou de vez na programação do carnaval brasileiro. Há dois anos, a cidade atingiu o ápice momesco quando reuniu 1,9 milhão de foliões nas ruas atrás dos mais diversos blocos. A expectativa deste ano é atrair um público de 1,7 milhão, formado tanto por brasilienses quanto por turistas. Brasília foi eleita a quinta cidade mais procurada na folia, ficando atrás apenas de Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife, segundo o aplicativo de viagens Voopter.

Com quase 200 blocos no período pré, pós e carnavalesco, a cidade se fantasia e sai às ruas para celebrar a folia indo da axé music, que embala tradicionalmente Salvador, passando pelas marchinhas dos carnavais de antigamente até o rock em ritmo de carnaval. Com o objetivo de celebrar essa nova identidade candanga, o Correio Braziliense promove pelo quarto ano o troféu #CBfolia, que elege os melhores blocos de carnaval da cidade.

“A importância #CBfolia é consolidar a cultura do carnaval de blocos no DF, da nossa diversidade musical e da relação de pertencimento do brasiliense com a cidade. Com essa premiação, o Correio valoriza também a economia criativa, que gera emprego e renda. O carnaval é uma fronteira relativamente nova para o empreendedorismo, mas com um grande potencial pela frente”, afirma Ana Dubeaux, diretora de redação do Correio Braziliense

Assim como nos anos anteriores, a escolha dos melhores blocos conta com o voto popular. Os leitores do Correio terão de 2 a 7 de março para votar nos grupos favoritos no site do Correio Braziliense (www.correiobraziliense.com.br) — onde o regulamento dos blocos elegíveis poderá ser consultado. Os três mais votados ganham os troféus, além do título de melhores blocos do carnaval de Brasília de 2019. 

 

Disputa acirrada

 

No ano passado, o Eduardo e Mônica, que estava em seu terceiro desfile, ficou em primeiro lugar. No ano anterior, o grupo havia ficado na terceira posição na preferência do público. “Foi uma felicidade enorme para a gente (ganhar o prêmio) e acho que isso tem muito a ver com o engajamento do público. A gente teve uma sorte enorme de fazer uma homenagem à música de Brasília, que tem tudo a ver com a identidade da cidade e com várias gerações e era o que faltava no carnaval de Brasília”, analisa Marcos Vital, um dos idealizadores do bloco. 

Neste ano, o bloco roqueiro promete fazer de tudo para figurar novamente entre os contemplados do #CBfolia. Para isso, desfila em 3 de março, a partir das 13h, com 14 horas de festa em um novo local, na beira do lago na estrutura do espaço Yurb, no Setor de Clubes Sul. “Estamos muito felizes de ter conseguido um espaço maior e mais seguro. Ano passado deu muita gente, então nossa decisão foi de não correr riscos. Acho que ir para a beira do lago, é a cara do bloco e a cara de Brasília. Com isso, estamos de novo na disputa pelo troféu”, garante Vital.

Tradicional no carnaval de Brasília, o Pacotão também foi lembrado no #CBfolia em 2018. O grupo, que completou naquele ano 40 carnavais, foi escolhido pela comissão julgadora do Correio para ganhar o quarto troféu, considerado uma menção honrosa para o destaque do carnaval.

“Foi algo muito interessante para gente e muito bom, porque estávamos comemorando 40 anos de Pacotão. Deu muita repercussão para a gente. Além disso, é uma promoção para divulgar o carnaval, o que é muito importante. Eu sempre achei que o carnaval de rua de Brasília tinha que ter mais blocos. É preciso convidar mais blocos para fazer um carnaval”, avalia Joka Pavaroti, do Pacotão. Assim como o Eduardo e Mônica, o Pacotão vem em 2019 buscando mais uma premiação. “Estamos muito agradecidos com o prêmio e continuamos na disputa neste ano de novo”, afirma.

Diferentemente dos últimos anos, o Pacotão não sairá dois dias na folia. O desfile oficial ocorre em 5 de março, com início na 302 Norte e vai até a 504 Sul pela W3, a partir das 13h. Porém, no domingo (3 de março), o grupo se reunirá em formato de concentração na 302 Norte para uma confraternização e uma exposição de imagens dos 40 anos do Pacotão no carnaval de Brasília.

Por um carnaval com respeito às diferenças, de paz e tranquilidade e com compromisso com a segurança, a limpeza e a conversação do espaço público, neste ano, o Correio vai celebrar um bloco que esteja alinhado com esses princípios na premiação da menção honrosa, que é dada a um quarto bloco escolhido por uma comissão julgadora formada por integrantes do jornal. “O #CBfolia estimula, ainda, iniciativas cidadãs com o prêmio especial oferecido pela comissão formada por jornalistas do Correio”, adianta a diretora de redação.

 

Troféu #CBfolia

O carnaval é hoje parte da identidade da capital federal, que se apropriou de vez da festa do momo e tem arrastado foliões pelas ruas do quadradinho ao som do samba, axé, marchinhas, frevo e até rock. Os melhores blocos pré e carnavalescos serão celebrados, mais uma vez, na quarta edição do Troféu #CBfolia. E para isso, contamos com você, leitor, para votar no seu bloco preferido e eleger os três melhores do carnaval candango. A votação on-line estará aberta no site do Correio Braziliense (www.correiobraziliense.com.br) de 2 a 7 de março até as 14h. Um quarto bloco também será contemplado com um prêmio concedido pela comissão julgadora do Correio. Em 8 de março, os vencedores participam de uma festa de premiação na redação do CB. Que vença o mais animado! Vote!

 

Troféu CB Folia 2018

 

Eduardo e Mônica (1º)

Agoniza mas não morre (2º)

Raparigueiros (3º)

Pacotão (menção honrosa)

 

Troféu CB Folia 2017

 

Babydoll de Nylon (1º)

Raparigueiros (2º)

Eduardo e Mônica (3º)

Divinas Tetas (menção honrosa)

 

Troféu CB Folia 2016

 

Galinho de Brasília

Baratona

Suvaco da Asa

Babydoll de Nylon (menção honrosa) 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade