Diversão e Arte

Programação cultural da Casa Thomas Jefferson oferece diversidade

As atrações vão além das apresentações musicais

Ronayre Nunes
postado em 06/03/2019 07:30

Saxofonista Michael Tracy se apresenta no dia 15 de março

Mais do que atrações esporádicas, a programação cultural da Casa Thomas Jefferson já se tornou um verdadeiro ponto cultural da capital, levando ao brasiliense grandes nomes da arte internacional e nacional desde 1987. Para 2019, o espaço está a todo vapor, e as estrelas começam a desembarcar na cidade este mês. Entre os nomes que se apresentarão na casa nos próximos dias estão a artista plástica Théa Sisson, o saxofonista Michael Tracy, a cantora Márica Tauil, a mezzo-soprano Angela Diel e a violonista Maria do Céu ; você também pode conferir mais da programação pelo site thomas.org.br.

;Desde agosto de 1987, o espaço oferece, semanalmente, sem interrupção, a série de concertos Sextas Musicais. Todos abertos ao público, com entrada gratuita. Apresentam-se artistas consagrados internacionais, nacionais e locais. Realizamos parcerias com a Orquestra Sinfônica, a Escola de Música de Brasília, a Universidade de Brasília, embaixadas etc., com o objetivo de oferecer o mais alto padrão;, explica Luiz Costa, produtor sociocultural do espaço, que ressalta a importância dos projetos: ;A música, a arte e a educação são muito mais do que diversão, festa, shows, programas de tevê, hits de sucesso de consumo instantâneo e rápido. São alimentos essenciais para a nossa alma, e podem elevar nossa atenção para o melhor de nós mesmos e do mundo ao nosso redor. Por isso, nossa programação cultural é variada, atualizada, mas privilegia a arte no estado da arte, não o negócio da arte;.

Costa assinala ainda o quanto os eventos podem construir uma nova noção de experiência cultural: ;Acho importante incentivar as pessoas que não têm o hábito de procurarem semanalmente os eventos desse padrão que o façam e prestigiem esses artistas excepcionais. Com certeza, não se decepcionarão. Além disso, esses eventos atendem e agradam a todas as idades. Sugerimos que deem oportunidade, sobretudo, a programas que lhe são desconhecidos ou pouco familiares, pois essa experiência cultural é transformadora e memorável;.

Márcia Tauil e Melissa Mundim apresentam o disco-livro 'Melhor agora'

Novidades

Um dos destaques deste mês, a cantora Márcia Tauil conta ao Correio o que levará ao público na apresentação da Thomas. ;O lançamento do álbum Melhor Agora, dia 22 próximo, apresenta ao público um alinhavo sensível e original entre a música e a poesia, em que todos os elementos estéticos estão sendo concebidos com elegância e delicadeza para recepcionar o público numa atmosfera acolhedora.;

A apresentação também contará com intervenções poéticas de Melissa Mundim, que Márcia defende como fundamental para transmitir a linguagem do novo álbum. ;No show, eu e Melissa Mundim, estaremos acompanhadas de músicos convidados, alinhados com a poética da obra. Manifestações das mais ímpares exaltam uma curiosa sede de poesia latente em nosso público, que é muito diverso. Nem ela nem eu fazíamos ideia da envergadura da potência lírica desta obra;. diz.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira.

; Confira o calendário e não perca nada!

15 de março

Apresentação do álbum Hora certa, pelo saxofonista Michael Tracy, a partir das 20h

Abertura da exposição Cerrado Esperança, de Théa Sisson, a partir das 18h

22 de março

Apresentação do disco-livro Melhor agora, de Márcia Tauil e Melissa Mundim

29 de março

Apresentação da violonista Maria do Céu com o trabalho Bossas do Rio

27 de março

Apresentação da mezzo-soprano Angela Diel com o trabalho Canções ciganas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação