Publicidade

Correio Braziliense

Projeto multimídia reúne histórias de transformação pela leitura no DF

Mapeamento afetivo da iniciativa ganhou obra 'A vida com os livros'


postado em 08/03/2019 16:40 / atualizado em 08/03/2019 16:44

(foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)

 

O projeto Bibliotecas do Saber, idealizado por Carmen Ganzelevitch Gramacho, surgiu com a proposta de instaurar bibliotecas em regiões carentes do DF. Com um tímido projeto inicial de 20 unidades, hoje a iniciativa já montos 182 bibliotecas. Agora, um trabalho multimídia reúne os resultados deste esforço. Com nome A vida com os livros, é lançado hoje em Brasília.

 

O projeto com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do DF montou um mapa afetivo da leitura no Distrito Federal. O mapa dá destaque às transformações possibilitadas nas vidas de pessoas que tiveram contato com a literatura por meio do Bibliotecas do Saber. 

 

O livro A vida com os livros começa com a concepção inicial do projeto, pensado também pelo empresário Antonio Matias e pela bibliotecária Iza Antunes.  A primeira parte, escrita pela jornalista Valéria de Velasco, reúne relatos de pessoas tocadas pelo projeto em 12 unidades: cinco foram instaladas em áreas urbanas, cinco em áreas rurais, uma em um presídio feminino e outra em um centro de internação de menores. Na segunda parte, o diário de Carmen registra os passos do projeto.

 

As doações de livros que formaram as bibliotecas vieram da população que colaborou com o Bibliotecas do Saber. Os pontos de leitura beneficiaram mais de 600 mil pessoas em diferentes localidades do Distrito Federal.

 

A vida com os livros foi lançado hoje, na Biblioteca Comunitária Espaço — Rui Barbora, em Sobradinho. Uma exposição com fotografias de Clara Molina estará aberta a visitação até 7 de abril, com imagens que ilustram a iniciativa. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade