Diversão e Arte

ABL elege imortal; Ignácio de Loyola Brandão é o favorito

O vencedor precisa ter a maioria absoluta dos votos para ser eleito

Agência Estado
postado em 14/03/2019 14:47

O vencedor precisa ter a maioria absoluta dos votos para ser eleito

A Academia Brasileira de Letras elege nesta quinta-feira (14/3) o ocupante da cadeira 11, vaga desde a morte do jurista Hélio Jaguaribe, em 10 de setembro de 2018. A votação será às 16h, no Petit Trianon, no Rio de Janeiro, e os imortais da ABL terão 12 candidatos para votar. O vencedor precisa ter a maioria absoluta dos votos para ser eleito.

O jornalista, escritor e cronista do jornal O Estado de S. Paulo desde 1993 Ignácio de Loyola Brandão, 82 anos, é o favorito.

Ele é autor de obras como Zero, Não verás país nenhum e do recente Desta Terra nada vai sobrar a não ser o vento que sopra sobre ela, todos publicados pela Global.

Concorrem, ainda, Eloi Angelos Guio D;Aracosia, Rodrigo Cabrera Gonzales, Placidino Guerrieri Brigagão, José Roberto Guedes de Oliveira, Lucas Menezes, Remilson Soares Candeia, José Itamar Abreu Costa, Marilena Barreiros Salazar, Raquel Naveira, Felisbelo da Silva e Sérgio Caldeira de Araújo.

Tradicionalmente, após a votação as cédulas são queimadas pelo presidente da ABL.

A cadeira 11 já foi ocupada por Lúcio de Mendonça, Pedro Lessa, Eduardo Ramos, João Luís Alves, Adelmar Tavares, Deolindo Couto, Darcy Ribeiro e Celso Furtado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação