Diversão e Arte

Morre, aos 81 anos, o guitarrista Dick Dale, o pai da surf music

Dick Dale ganhou notoriedade ao inovar em escalas de guitarra elétrica e criar o gênero surf music

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/03/2019 12:23

Dick Dale é considerado o pai da surf music

Morreu aos 81 anos, neste domingo (17/3), o guitarrista Dick Dale, considerado o pai do surf music. Sam Bolle, baixista da banda de Dale, confirmou a morte ao The Guardian. A causa ainda não foi revelada.

Em 2010, o músico revelou lutar contra um câncer no reto. Já em 2015, ele confessou também sofrer de diabetes e falência renal. "Eu não posso parar de tocar porque eu vou morrer. Eu preciso levantar US$ 3 mil dólares por mês para pagar as despesas médicas", afirmou.

Natural de Monsour, em Boston, Dick Dale ganhou notoriedade ao inovar em escalas de guitarra elétrica e criar o gênero surf music. A música do artista inspirou grandes nomes como Jimi Hendriz e Van Halen. Ele é o autor de Miserlou, hit da abertura do filme Pulp fiction, de Quentin Tarantino.

Ele foi considerado um dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone além de ter sido contratado pela marca de guitarras Fender para testar e contribuir com a evolução do instrumento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação