Diversão e Arte

Diretor Domingos Oliveira morre aos 82 anos, no Rio de Janeiro

O artista carioca fez trabalhos premiados tanto na tevê quanto no teatro e no cinema

Bruno Santa Rita - Especial para o Correio
postado em 23/03/2019 17:32
Cineasta e escritor Domingos de OliveiraO ator e diretor Domingos Oliveira morreu neste sábado (23/3), aos 82 anos, no Rio de Janeiro. A informação é que o dramaturgo se sentiu mal e faleceu em sua casa, no Leblon. Carioca, Oliveira trabalhou para a Globo, onde produziu diversas séries de sucesso. Ele também era um nome conhecido no cinema e no teatro brasileiro.

O dramaturgo nasceu no Rio de Janeiro em 28 de setembro de 1935. No início da juventude, tinha como plano se tornar engenheiro elétrico e chegou a concluir o curso de engenharia. No entanto, o universo artístico, no qual se envolveu desde os 12 anos, por meio do teatro, acabou falanado mais alto.

Estudou na renomada escola americana de teatro Actor;s Studio e ingressou na Rede Globo com 28 anos, na década de 1960. No teatro, seu maior sucesso foi Confissões de Adolescente, peça que dirigiu e concebeu a partir de texto da filha, Maria Mariana, já nos anos 1990.

Festival de Brasília

Já o longa Todas as mulheres do mundo, de 1967, o consolidou também como diretor de cinema. O filme estrelado por Leila Diniz e Paulo José ganhou 12 prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e conta a história de amor da professora Maria Alice com o bon vivant inveterado Paulo. Oliveira continuou trabalhando na tevê, no cinema e no teatro até os anos 200.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação