Diversão e Arte

Renata Jambeiro apresenta Afrodisia, show de estreia do álbum homônimo

A apresentação será no Espaço Cultural do Choro, o ingresso custa R$ 20

Mariah Aquino*
postado em 25/03/2019 07:30

Renata Jambeiro explora a latinidade em novo trabalho

O Clube do Choro recebe a cantora Renata Jambeiro. O show de estreia do álbum Afrodisia começa às 21h, mas a experiência proposta pela cantora oferece, para quem quiser chegar mais cedo, a mostra Afrodisia em exposição a partir das 19h30. Serão expostos trabalhos de fotógrafas de Brasília com diferentes visões e focos de temas relacionados a mulheres.

Não para aí. Para transformar o show em um espetáculo completo, Renata traz também a atriz Cristiane Sobral na interpretação de textos, bailarinos e as cantoras da cidade Ana Reis, Litieh, Daniela Ribeiro e o coletivo Nós negras, formado por Teresa Lopes, Kiki Oliveira, Cris Pereira, Kris Maciel e a própria Renata Jambeiro.

O nome veio de uma das faixas, compostas por Leandro Fregonesi e João Martins. ;É a terceira vez que uma música do João Martins nomeia um álbum meu. Terminou de dar um norte para o que eu queria dizer;, conta a cantora. ;O nome significa aquela que gera, é também ligado a ter sexualidade aflorada, mas na intensidade de ser quase uma patologia, aflorado demais. Isso é afrodisia, uma mulher que saiu de um lugar para outro lugar;.

Renata constrói, pelas faixas do álbum, a imagem feminina não atrelada a nenhuma esfera. ;Fala sobre uma mulher com muitos atravessamentos, com muitos sentimentos. A gente fala de separação, de um novo relacionamento, de desejos, fala de pequenos abusos psicológicos que vão minando a confiança da mulher no dia a dia;, esclarece. A cantora também explora as particularidades que envolvem a vida da mulher negra nas faixas Uma mulher e Negra.

Fogaréu, disco lançado em 2015 e que precede o lançamento atual, era mais ligado às culturas tradicionais. ;Neste álbum continuamos no samba, mas também entramos na sonoridade latina;, esclarece Renata. ;O samba flerta com outros ritmos. Temos forró, maracatu, samba de enredo, está tudo lá. É como se fosse uma mulher, nunca tem uma coisa só, são várias camadas;

O empoderamento traduz, em síntese, o conceito desenvolvido pela artista. ;Quando uma mulher compreende sua força, ela passa a ajudar outras mulheres a encontrar a força delas também;, diz Jambeiro. ;Eu brinco e digo que Afrodisia pode ser quem você quiser. Qualquer um pode ser Afrodisia, até mesmo um homem;. Uma vez que as 17 faixas do disco apresentam diversas perspectivas diferentes, a cantora afirma que é impossível não se identificar em algum momento.

Renata lançará também, na ocasião, o DVD gravado na Casa Natura Musical, em São Paulo. Na equipe, durante todo o processo, um dos valores que orientou a equipe foi promover a equidade. A quantidade de homens e mulheres foi igualada na composição, no estúdio de som, nos músicos, na produção e também no cenário, assinado por mulheres.

Show Afrodisia

Clube do Choro de Brasília (Eixo Monumental)

Hoje, às 21h. Ingressos: R$ 20 (meia-entrada).

Não recomendado para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação