Diversão e Arte

Peça explora vida de Vinicius de Moraes em montagem inusitada

Companhia Infiltrados reuniu memórias, poesia e música em espetáculo sobre vida do poeta

Mariah Aquino*
postado em 28/03/2019 06:30

Com a dissolução do palco, a plateia também passa a fazer parte do espetáculo

De uma turma de iniciação teatral que tomou gosto pela arte, nasceu a Companhia Infiltrados - Teatro de Ocupação. Nesta sexta e sábado, o grupo apresenta o espetáculo Vinicius no Teatro Mapati, às 21h. O espetáculo busca celebrar a vida e obra do poeta, cantor e compositor Vinicius de Moraes percorrendo todo o espaço físico disponível, com mescla de relatos, poesia e música. ;O texto é formado de memórias do círculo de amizades, da família, dos amigos de convívio íntimo de Vinicius;, explica a codiretora e também atriz Juliana Drummond.

O espetáculo surgiu como a conclusão do curso ministrado por Juliana e por Abaetê Queiroz, também diretor da peça. A dupla oferece a oficina todos os anos, há 17 anos. Vinicius surgiu na conclusão da turma de 2014. ;Eles amaram estar no palco, o Abaetê deu uma pilhada neles para continuarem;, relembra Juliana. A partir daí surgiu a Cia. Infiltrados e o espetáculo itinerante, exibido em todo último fim de semana do mês no Teatro Mapati.

O formato da peça é muito particular. ;Nós tiramos o espetáculo do palco em tempos em que os palcos estão fechando;, ressalta Abaetê. Logo ao chegar, o público é recebido em clima de festa, como as próprias comemorações que tomavam conta da casa de Vinicius de Moraes. ;A gente abre as portas com muita bossa nova, muita música. O público recebe uísque em copo personalizado, água ou chá mate gelado;, conta Juliana. Ao longo do processo, que desconstrói a lógica unilateral, quem assiste também vira parte do espetáculo. ;Quebramos a quarta parede, as pessoas também trazem a sua perspectiva;, diz a diretora.

Redescoberta

Abaetê ressalta como, na presença de dificuldades e no surgimento de novas tecnologias, os artistas se redescobrem. ;Hoje em dia é muito fácil levar um projetor para a rua, por exemplo. É muito bacana sair do espaço comum;, ressalta. ;Não deixa de ser uma visão contemporânea, diferente;. Desde 2014, Vinicius foi visto por cerca de 3 mil espectadores. Para que o formato não seja comprometido, porém, cada sessão se restringe a 40 pessoas.

A atmosfera do espetáculo é recheada de emoções diversas. "A gente conseguiu fazer um recorte bem bonito e diversificado das obras dele", explica Juliana. Entre os depoimentos, alguns notáveis como o de Toquinho, Tom Jobim e Maria Bethânia. Poesias e músicas mais célebres de Vinicius de Moraes fazem parte da comemoração, como Soneto da fidelidade, Chega de saudade, Canto de Ossanha e A tonga da mironga do Kabuletê. ;Vamos emocionar o público tanto em momentos alegres quanto bucólicos e também sensuais;, explica Abaetê.

Infiltrar

A Companhia Infiltrados se define como teatro de ocupação pela maneira como o espaço do teatro é explorado no espetáculo. ;Como é itinerante, a gente fala que podemos nos infiltrar também na casa das pessoas ou outros espaços;, esclarece Juliana. Toda a estrutura do Mapati, da qual o grupo é parceiro, é "infiltrada" durante a peça.

;Vinicius é o resgate da memória de um grande artista, uma pessoa extremamente importante e influente na nossa cultura;, ressalta Juliana. ;Tudo que ele vivenciou e criou é uma memória muito viva. Foi uma pessoa que gostou de viver a vida, a boemia. Era motivado por suas paixões e acima de tudo pregava o amor, o que é uma grande referência para nós;. Para Abaetê, o espetáculo também é uma possibilidade de mostrar uma imagem do artista menos retratada: ;Não o envelhecemos. O público vê o Vinicius como um velhinho careca e chato. Tento retratá-lo como um Jim Morrison, um hippie setentista, sabe?;, define.

Serviço

Espetáculo Vinicius

Teatro Mapati (707 Norte, Bl. K, casa 5)

Amanhã e sábado, às 21h. Ingressos: R$ 50 (individual). Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação