Diversão e Arte

Brasiliense Luiz Valério lança livro 'Crivos de aforismos' neste sábado

O lançamento ocorre na Livraria Cultura do CasaPark, às 19h

João Paulo Zanatto*
postado em 29/03/2019 10:47
Este é o quarto livro de Luiz Valério

O economista e cientista político brasiliense Luiz Valério lança o livro Crivos de aforismos neste sábado (30/3), às 19h, na Livraria Cultura do CasaPark (SGCV Sul, lt 22).

Aforismos, que também são conhecidos como provérbios, axiomas e ditados, são frases precisas que provocam reflexões filosóficas acerca do cotidiano. Já ;crivos;, vem do latim cribus, que significa peneirar, mas pode ser entendida a partir da palavra grega ;kritiké;, cujo o significado é criticar. ;O nome do livro veio destas duas palavras que são etimologicamente muito ricas;, conta Luiz Valério.

A inspiração para o livro foi o Correio Braziliense, revela o escritor. ;Desde 1998 eu sou assinante do Correio Braziliense, e tem uma coluna chamada Desabafo. Já escrevi em torno de 35 mil aforismos para esta coluna. Eu adoro a coluna;, conta.

Crivos de aforismos é dividido em cinco partes: Aforismos filosóficos, Aforismos para o Legislativo, Aforismos para o Executivo, Aforismos para o Judiciário e Aforismos sobre o Brasil sofrido. A primeira convida o leitor para reflexões filosóficas, já as outras, são visões e desabafos irônicos do autor em relação ao Brasil atual. ;Não nomino os políticos nos meus aforismos, não individualizo, eles são críticas ao sistema, faço uma espécie de análise. Quem lê não sabe se sou de direita ou de esquerda, é indiferente. Contaminado é o nosso sistema;, diz o escritor.

[BLOCKQUOTE1]

Repleto de ilustrações, esta foi uma parceria de Luiz Valério com o multiartista Marcos Tadeu. E não foi um processo fácil casar as imagens feitas por Marcos com os aforismos de Luiz. ;Foi a parte mais difícil para mim, pois não existia relação do que ele fazia com o que eu fazia. Ele me mandava centenas de ilustrações e eu tinha que escolher uma para pesar com minha carga semântica. Foi dificílimo, mas ficou belíssimo;, finaliza Luiz. A capa, que remete uma peneira como bem significa ;crivo;, também é obra de uma parceria do escritor, neste caso uma especial, com a filha Amanda Dias, estudante de comunicação da UnB.

Este é o quarto livro de Luiz Valério e, após o lançamento na capital federal, o autor irá a Belo Horizonte e Manaus, além de participar da Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Capa do livro 'Crivos do aforismo', de Luiz Valério
Crivos de aforismos, de Luiz Valério. R$ 36. Lançamento neste sábado, às 19h, na Livraria Cultura do CasaPark (SGCV Sul, lt 22).
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação