Diversão e Arte

Shazam, novo filme da DC, retrata o sonho infantil de se tornar um herói

Ao Correio, o protagonista Zachary Levy falou da experiência no longa-metragem

Adriana Izel - Enviada especial
postado em 01/04/2019 06:20
Shazam! é a mais nova aposta da DC na disputa com os filmes do universo Marvel
São Paulo ; Depois de apresentar Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Ciborgue e Flash em seu atual universo, a DC resolveu apostar num herói que viveu momentos de glória nas HQs, apesar de não ser tão popular fora do nicho das graphic novels por nunca ter sido adaptado para os cinemas ou para a tevê. É o mago Shazam, que um dia foi chamado de Capitão Marvel e foi criado em 1939 por Bill Parker e C.C. Beck. O filme estreia oficialmente na quinta-feira, mas já tem pré-estreias no Brasil na quarta.

Em Shazam!, o mago de mesmo nome do longa-metragem interpretado pelo ator Djimon Houson transfere seus poderes ao jovem Billy Batson (Asher Angel), de 14 anos, que vive com uma família adotiva após o desaparecimento da mãe. Basta o menino gritar a palavra ;Shazam!” que se transforma num super-herói adulto, vivido por Zachary Levy, com superforça, capacidade de voar, supervelocidade e possibilidade de atirar raios pelas mãos. De posse dos poderes, Billy vive o sonho de qualquer criança testando todas as habilidades. Porém, em meio a tudo isso, forças do mal, controladas pelo vilão Dr. Thaddeus Sivana (Mark Strong), começam a aparecer e Billy precisa assumir de vez a alcunha de super-herói.

Por retratar um protagonista que é, na verdade, um adolescente, o filme tem uma atmosfera diferente da maioria dos longas de super-herói da DC. Esqueça de vez o lado sombrio colocado pelo diretor Zack Snyder no universo DC. Aqui é a comédia e o tom familiar que dão o tom da produção, seguindo a forma da HQ e se aproximando de filmes do herói da empresa concorrente, Homem-Aranha. ;Acho que não tem como você fazer o Shazam de forma sombria. É uma história sobre uma criança. Está no DNA dele. Mesmo antes de eu estar envolvido no projeto, eles sabiam que seria uma comédia. Penso que consegui o trabalhar por conta disso;, afirma o ator Zachary Levi.


Essência da HQ


Conhecido principalmente por conta do papel no seriado Chuck, Levi parece ter sido a escolha mais acertada para dar vida ao herói adulto com alma de criança. Isso porque o norte-americano é brincalhão e está sempre com um sorriso inocente esticado no rosto. ;Eu sou um homem grande com uma criança dentro. Ainda leio graphic novels, jogo videogames, amo aventuras e sempre sou muito otimista. Amo personagens que tenham um bom coração. Mesmo quando estou jogando videogames, sempre escolho os mocinhos. Sou um otimista e um entusiasta. Então pegar o papel de interpretar uma ;grande criança; foi basicamente perfeito. E acho que não tem alguém que não fique empolgado de ser selecionado para viver um super-herói. Tenho certeza que Henry Cavill, Ben Affleck e qualquer um que tenha sido selecionado para viver um desses heróis deve ter ficado empolgado;, defende.

Sobre o filme, Zachary Levi conta que é bastante fiel à narrativa dos quadrinhos, mas, claro, com mudanças necessárias por conta do formato cinematográfico. Para ele, o filme tem as principais mensagens das HQs. ;O enredo do filme é sobre família, é sobre encontrar a sua família, que, às vezes, não é a que você nasceu. Billy Batson é uma criança normal que se junta a um grupo de pessoas às quais ele não pertence. Acho que há muita pureza dentro desse filme. Sem dúvidas, é algo que a família toda poderá ver;, revela.

Por se passar no mesmo universo dos outros heróis da DC, o filme tem citações aos personagens do estúdio, além de ter easter eggs, os chamados segredos escondidos em filmes fazendo referências ao universo, algo que os fãs desse tipo de produção adoram. ;Há referências porque todos eles são reais no nosso mundo. Há muitas referências, mas o filme é sobre o Shazam;, garante Levi.

; Quatro perguntas / Zachary Levi

Cena do filme Shazam
Para você, o que é tão especial em Shazam!?
Há tantas coisas. Mas acho o que faz Shazam ser um herói diferente de todos os outros é esse espírito de desejo infantil. É a criança dentro de nós que sempre sonhou em ser um super-herói e que aos 14 anos, com uma palavra mágica, se transforma em mim. (Risos) E voa, tem superforça, supervelocidade, isso é um sonho. Peter Parker é o único super-herói que posso pensar nesse sentido.

Como você se preparou para viver o Shazam?
Foi só ser eu mesmo. (Risos). Fiquei muitas horas na academia e comi muita comida. Foi uma jornada louca. Mas eu sou muito grato. Sou mais forte e mais saudável do que já fui na vida. Eu sempre pensei que gostaria de um trabalho assim. Eu fiz tudo isso, li bastante, mas também a maior coisa que eu tentei fazer foi pensar como uma criança. Crianças são emocionais. Então eu tentei fazer tudo no script, mas do meu jeito para que fosse mais autêntico, como a dança que aparece no trailer. Isso não estava no script.

[VIDEO1]

Você e Asher Angel trabalharam juntos na construção do Billy?
Sim, o máximo que pudemos. Ensaiamos juntos, comemos juntos e tentamos nos conhecer. Ele é um menino tão maravilhoso e talentoso. Ele é um mini Justin Timberlake. Ele canta, dança... Nós fizemos o máximo que pudemos, mas ele estava gravando a série dele da Disney, então não tinha muito tempo. Mas só confiamos que David F. Sandberg (diretor do filme) faria com que fossemos o mesmo personagem.

O que Shazam! representa para você?
O que representa, para mim, é a fantasia de toda criança. Há muito entusiasmo e pureza. Gosto de fazer personagens com bons corações. Eu fiquei chocado desse filme nunca ter sido feito. É muito mais relacionável do que os outros heróis. Todos nós imaginamos isso na infância. É um personagem de nicho, muita gente não conhece. Mas foi um choque para mim. É um filme perfeito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação