Diversão e Arte

Semana da língua alemã tem agenda que vai de filmes a concertos

Quarta edição do evento promove a divulgação da produção cultural em alemão

Robson G. Rodrigues*
postado em 04/04/2019 06:30

'Afinal, quem inventou o amor', filme de estreia na programação da semana alemã

O alemão é a quinta língua mais estudada no mundo. Cerca de 135 mil pessoas no Brasil se debruçam sobre os verbetes comuns a Albert Einstein, Goethe, Ludwig van Beethoven, Immanuel Kant e Friedrich Nietzsche. Para promover a imersão de brasileiros no idioma e na cultura da Alemanha, a quarta edição da Semana da Língua Alemã oferece uma agenda repleta de atividades gratuitas de sexta (5/4) até 14 de abril.

Os mais de 800 eventos promovidos em todo o país são parceria das embaixadas de Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, além de consulados e parceiros culturais, que querem estimular o interesse de brasileiros pelo idioma germânico. Em Brasília, a programação, dentro e fora do Plano Piloto, prevê mostra de filmes, exposição de artes plásticas, apresentações musicais, workshops, aulas demonstrativas, entre outras atividades. A abertura será no Cine Brasília, onde será exibido o longa-metragem Afinal, quem inventou o amor? (2018), dirigido pela cineasta alemã Kerstin Polte.

;Queremos mostrar que vale a pena aprender alemão. E que é muito mais fácil do que as pessoas supõem;, explica Damaris Jenner, porta-voz na Embaixada da Alemanha. Ela conta que é comum irem tantos nativos germânicos quantos aprendizes da língua europeia.

Esta edição é a primeira em que o evento expande a programação para fora do Plano Piloto. Com programação de cinema nos Sescs de Ceilândia e Taguatinga, o evento, diz Jenner, quer atingir ;um público novo que talvez nunca tenha tido contato com a língua alemã;.

Segundo levantamento de dados do aplicativo Duolingo de 2016, que agrega mais de 120 milhões de usuários no mundo, o alemão é o quarto no ranking de idiomas mais almejados. Um levantamento divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em conjunto com outras instituições em 2015 mostra que são 135 mil alunos da língua no Brasil ; e 15,4 milhões no mundo.

Segundo Hans Theo Harden, estudioso do idioma germânico com doutorado na Universidade Livre de Berlim, o evento é uma oportunidade de os brasileiros, que segundo ele, não são incentivados a estudar novo idioma, adquirirem uma outra língua. ;O inglês não pode ser visto mais como uma língua estrangeira. É uma técnica cultural que tem papel diferente de outras línguas. Não se aprende inglês para falar com nativos de países de língua inglesa, e sim para falar com o mundo;.

Esta será a segunda vez que Alexandre Fernandes participa da Semana da Língua Alemã. O estudante de engenharia mecânica de 22 anos aprende o idioma no Goethe Zentrum Brasília, escola parceira do evento. Além do interesse que sempre nutriu pelo país europeu, ele pretende se mudar para lá no futuro, onde vê mais potencial para a carreira no ramo automotivo. ;Sempre gostei da cultura alemã, quando comecei a estudar o idioma, aumentou meu interesse", diz o brasiliense que vê o evento como uma oportunidade se aproximar da cultura germânica.

Arte germânica

No sábado, a ilustradora e desenhista de quadrinhos alemã Tine Fetz estará em Brasília para participar da abertura da exposição de suas obras. São ilustrações que mostram a visão da artista plástica sobre a estada dela no Brasil. Na ocasião, participará de um bate-papo com artistas brasileiros.

O público brasiliense poderá assistir na próxima terça ao concerto do pianista alemão Ingo Dannhorn, que se apresentará ao lado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. No repertório, obras de Beethoven, Brahms e Mendelssohn.

Depois da abertura, a programação de filmes no Cine Brasília continua até 7 de abril, com exibição do filme austríaco Gruber de saída, do suíço Level up your life, e dos alemães Timm Thaler ou o menino que vendeu seu riso e Casting. Depois disso, a mostra irá ao Sesc Ceilândia, onde ficará em cartaz entre 9 e 11 de abril. Na sequência, desembarca no Sesc Taguatinga, entre 10 e 12 de abril.

A cultura da Alemanha será celebrada no Sabadão Alemão, no Goethe-Zentrum Brasília. No evento, o público poderá saborear a gastronomia típica, conversar com suíços, austríacos e alemães, e também conhecer os jogos de cartas e de tabuleiro que os germânicos mais gostam.


Estreitando distâncias

Hans Theo Harden, professor no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (IL/UnB), nascido no país germânico, afirma que entrar em contato com a produção artística do país ;é essencial para quem quer aprender a língua;. Atividades de entretenimento, como assistir a um filme, para o especialista, podem antecipar e diminuir muito a estranheza gerada pelo desconhecimento de determinada cultura local.

;Muitas práticas que são comuns lá podem soar estranhas aqui no Brasil;, observa o especialista. O cinema contemporâneo, portanto, pode servir de vitrine para um comportamento típico; além de transmitir o idioma por meio dos diálogos.

O professor frisa que é ;praticamente impossível; para estrangeiros ter a mesma pronúncia de nativos, nível frequentemente almejado por quem estuda um novo idioma. A exposição a conteúdos feitos lá, contudo, facilitaria a ;aproximação desse novo mundo. O mesmo ocorre com a língua;.

Ele lembra que o alemão ;tem reputação de ser uma língua bastante difícil. O que não é verdade. Por isso, é importante ter manifestações culturais para atrair essas pessoas que têm medo;.

Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

PROGRAMAÇÃO

CINEMA

Cine Brasília (106/107 Sul; 3244-1660)

Amanhã, às 18h30 ; Abertura: Afinal, quem inventou o amor? (Wer hat eigentlich die Liebe erfunden?, Suíça/Alemanha, 2018, comédia dramática, 94min. Classificação livre). De Kerstin Polte. Entrada franca.

Sábado, às 18h30 ; Gruber de Saída (Gruber geht, Áustria, 2015, drama, 100min. Não recomendado para menores de 16 anos). De Marie Kreutzer. Entrada franca. Às 20h ; Level Up Your Life (Suíça/Alemanha, 2018, comédia, 88min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Oliver Paulus e Stefan Hillebrand. Entrada franca.

Domingo, às 18h30 ; Timm Thaler ou o menino que vendeu seu riso (Timm Thaler oder das verkaufte Lachen, Alemanha, 2016, aventura, 102min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Andreas Dresen. Entrada franca. Às 20h30 ; Casting (Alemanha, 2017, comédia dramática, 91min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Nicolas Wackerbarth. Entrada franca.

Sesc Taguatinga (A.E. 2/3, Taguatinga Norte)

Dia 10 de abril, às 9h30 e às 14h30 ; Timm Thaler ou o menino que vendeu seu riso (Timm Thaler oder das verkaufte Lachen, Alemanha, 2016, aventura, 102min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Andreas Dresen. Entrada franca. Às 19h30, Afinal, quem inventou o amor? (Wer hat eigentlich die Liebe erfunden?, Suíça/Alemanha, 2018, comédia dramática, 94min. Classificação livre). De Kerstin Polte. Entrada franca.

Dia 11 de abril, às 18h ; Level Up Your Life (Suíça/Alemanha, 2018, comédia, 88min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Oliver Paulus e Stefan Hillebrand. Entrada franca. Às 20h, Gruber de Saída (Gruber geht, Áustria, 2015, drama, 100min. Não recomendado para menores de 16 anos). De Marie Kreutzer. Entrada franca. Às 18h30

Dia 12 de abril, às 18h ; Casting (Alemanha, 2017, comédia dramática, 91min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Nicolas Wackerbarth. Entrada franca. Às 20h, Egon Schiele: Morte e musas (Egon Schiele: Tod und M;dchen, Áustria/Luxemburgo, 2016, drama, 110min. Não recomendado para menores de 18 anos). De Dieter Berner. Entrada franca.

Sesc Ceilândia (QNN 27 Área Especial S/N, Ceilândia Norte)

Dia 9 de abril, às 9h30 e às 14h30, Timm Thaler ou o menino que vendeu seu riso (Timm Thaler oder das verkaufte Lachen, Alemanha, 2016, aventura, 102min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Andreas Dresen. Entrada franca. Às 19h30, Afinal, quem inventou o amor? (Wer hat eigentlich die Liebe erfunden?, Suíça/Alemanha, 2018, comédia dramática, 94min. Classificação livre). De Kerstin Polte. Entrada franca.

Dia 10 de abril, às 18h ; Level up your life (Suíça/Alemanha, 2018, comédia, 88min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Oliver Paulus e Stefan Hillebrand. Entrada franca. Às 20h, Gruber de saída (Gruber geht, Áustria, 2015, drama, 100min. Não recomendado para menores de 16 anos). De Marie Kreutzer. Entrada franca.

Dia 11 de abril, às 18h ; Casting (Alemanha, 2017, comédia dramática, 91min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Nicolas Wackerbarth. Entrada franca. Às 20h ; Egon Schiele: Morte e musas (Egon Schiele: Tod und M;dchen, Áustria/Luxemburgo, 2016, drama, 110min. Não recomendado para menores de 18 anos). De Dieter Berner. Entrada franca.

MÚSICA

Concerto Alemão com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e o pianista alemão Ingo Dannhorn. Cine Brasília (106/107 Sul; 3244-1660). Terça, às 20h. Entrada franca. Classificação livre.

EXPOSIÇÃO

Quadrinhos e Graphic Novels: entre a Estética e a Narrativa ; Bate-papo com Tine Fetz, Lucas Gehre e Daniel Fernandes.

Sesc Estação 504 Sul (504 Sul). Amanhã, às 18h. Entrada franca. Classificação livre.

Exposição Tine Fetz desenha palmeiras

Sesc Estação 504 Sul (504 Sul). De amanhã, às 19, até 3 de maio. Entrada franca. Classificação livre.

SABADÃO ALEMÃO

Goethe-Zentrum Brasília (707/907 Sul). Dia 14 de abril, às 12h. Entrada franca. Classificação livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação