Diversão e Arte

Irmã ganha ação contra filho de Renato Russo

Processo era movido por Giuliano Manfredini contra Carmem, irmã do cantor e compositor

José Carlos Vieira, Irlam Rocha Lima
postado em 11/04/2019 06:30
Carmem com Renato: esforço para preservar legadoA 2; Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal acompanhou, por unanimidade, o voto da desembargadora Carmelita Brasil e negou o provimento ao recurso de Giuliano Manfredini, no processo que o filho de Renato Russo move contra Carmem Teresa Manfredini, irmã do cantor. A decisão, de acordo com o advogado de Carmem, Paulo César Cascão, confirma a sentença que negou o pedido de indenização de R$ 50 mil feito por Giuliano. ;Estou muito feliz, porque foi feita a justiça. Porque, em momento algum, eu denegri a imagem de Giuliano em jornais do país, como o Correio Braziliense;, destaca a irmã do roqueiro.

Por meio do escritório de advocacia Sérgio Bermudes, o herdeiro do vocalista da banda Legião Urbana, falecido em 1996, processou a tia, no ano passado, depois que ela escreveu uma carta aberta criticando leilão com objetos do músico. Com o suposto objetivo de ajudar O Retiro dos Artistas, o leilão dos bens de Renato Russo rendeu em torno de R$ 30 mil. Segundo alegava o filho do roqueiro, Carmem inventou ;inverdades ofensivas sobre ele;.

Na época, Carmem Teresa escreveu: ;Em hipótese alguma somos contra ajudar qualquer instituição. O que questionamos aqui é o porquê deste leilão, quando haveria outras alternativas para socorrer o Retiro dos Artistas;.


Giuliano Manfredini: leilão dos objetos do paiImprensa

A realização de um leilão de objetos pessoais de Renato Russo, promovido por Giuliano Manfredini, em março de 2018, no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, entristeceu Carmem Teresa, a irmã do ex-líder da Legião Urbana. Isso a levou a escrever uma carta aberta, publicada em veículos de imprensa do país, na qual deixava claro sua contrariedade.

;Tomei conhecimento da atitude do Giuliano por meio de um vídeo feito pela diretora do Retiro dos Artistas, convocando as pessoas para o leilão. Fiquei muito triste, uma vez que iam ser leiloados objetos que faziam parte do acervo deixado pelo meu irmão, como livros, discos, roupas de show, móveis e utensílios diversos. Então escrevi uma carta, cujo teor foi publicado em alguns órgãos da imprensa do país;, relata Carmem.

Por considerar a carta difamatória, Giuliano entrou com um processo contra a tia, alegando calúnia, difamação e danos morais. ;Na verdade, eu só estava pedindo que ele não fizesse a venda dos objetos; que os mantivesse como legado, preservando a memória artística do Renato, que imaginava ser importante para ele;, acrescenta.

;Houve o primeiro julgamento e eu fui vitoriosa. O Giuliano recorreu, e foi marcado um segundo julgamento para para o dia 27 último, data do aniversário do meu irmão. Como a desembargadora não pode comparecer, o julgamento ocorreu ontem e novamente obtive ganho de causa. Estou muito feliz com o resultado;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação