Diversão e Arte

Projeto Fora do eixo celebra a cultura brasiliense no Núcleo Bandeirante

A perspectiva é movimentar a região, sábado e domingo, a partir das 17h, no Estacionamento dos Lendários.

Mariah Aquino*
postado em 13/04/2019 06:00
O músico Manassés de Souza se apresenta amanhã pelo projeto Fora do eixo
Neste fim de semana, o Núcleo Bandeirante recebe uma celebração da cultura brasiliense totalmente gratuita. O projeto Fora do Eixo levou, em janeiro, cerca de quatro mil pessoas ao Guará para curtir sons da cidade e assistir a curtas-metragens produzidos no quadradinho. A perspectiva é movimentar o Núcleo Bandeirante, sábado e domingo, a partir das 17h, no Estacionamento dos Lendários.

;O que a gente observou é que as grandes, as principais atividades com perspectiva cultural, os espetáculos de qualidade, são realizados no Plano Piloto;, explica o organizador Zelito Passos. ;O projeto Fora do Eixo tem como objetivo levar cultura para lugares que não têm aparelho social do Estado. É uma programação musical de qualidade, tem representatividade muito boa. Queremos levar cinema de Brasília, produzido em Brasília, filmes premiados ou não;, ressalta.

Fazendo parte da programação de hoje, será exibido o filme Janelas da vila. A trama fala sobre os pioneiros construtores da capital. ;Conta um pouco sobre o que já existia aqui e o que essas pessoas faziam para se divertir;, diz Zelito. A música fica por conta de Junior Tanna, da antiga banda de rock Nata Violeta; e dos grupos Coisa Nossa e Brazilian Blues Band.

Domingo, quem anima o espaço são os artistas Manassés de Souza, Wagner Malta e a banda Bicho Grilo. ;Pegamos os perfis das cidades. O Núcleo Bandeirante tem uma ligação importante com o samba, estamos levando o ritmo com o Coisa Nossa, um grupo de alto padrão tipo exportação mesmo;, exemplifica Zelito. ;Manassés de Souza foi maestro do Fagner, conhecido nacional e internacionalmente. Tocou com Zé Ramalho, Zeca Baleiro e muitos outros;, afirma Zelito.

Nas telonas, Filme 4 será exibido. A trama relembra Clodo Ferreira, Tiãozinho, Liga Tripa e a dupla Zé Mulato e Cassiano, todos referência musical da cidade. O cenário do evento é completado com food trucks para a alimentação do público. A entrada é gratuita.

Para Zelito, estimular a pluralidade cultural ao longo de todo o DF é urgente e necessário. ;O Estado e os governos precisam se preocupar não só em fazer esse tipo de arranjo, que deveria ser uma coisa normal, mas suprir uma necessidade que as cidades têm. Que os espaços possam promover os próprios artistas da cidade;, ressalta. ;O Fora do Eixo quer alcançar a cidade que não tem essa possibilidade;, completa.

*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader



Fora do eixo
Estacionamento dos Lendários (Núcleo Bandeirante). Hoje e amanhã, a partir das 17h. Entrada franca. Classificação livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação