Diversão e Arte

Péricles: o samba e o pagode estão vivendo um momento mágico

Péricles , ex-integrante do grupo Exaltasamba, se aproxima dos 30 anos de carreira com projetos de gravação de discos, DVD e releituras de clássicos do samba

Vinícius Veloso*
postado em 14/04/2019 06:30

'Eu sou muito feliz e seria um pecado parar te cantar', Péricles

Uma das referências vocais no cenário musical brasileiro e pioneiro quando o assunto é pagode, Péricles chega a 2019 com muito vigor e a esperança de colher bons frutos dos trabalhos que estão projetados para o decorrer do ano. Proveniente do grupo Exaltasamba, com o qual protagonizou anos dourados de pagode, ele é cantor, compositor e músico.

Atualmente, segue em carreira solo e mantém o status de expoente musical pela qualidade do trabalho. Ao Correio, Péricles falou sobre os novos projetos para este ano, a família, a carreira e também deixou um recado para os fãs da cidade, que aguardampela apresentação ao lado de Thiaguinho e Chrigor no Funn Festival.

Entrevista/ Péricles

Qual é o tamanho da mudança que o álbum Pagodão do Pericão apresenta em relação aos outros?

Esse é mais um dos projetos que nós acreditamos muito. Nossa intenção foi fazer uma junção de algumas releituras e apresentar uma música inédita, que a galera estava muito a fim de ouvir. A gente procurou não mexer muito na estrutura das regravações, mas apresentar coisas que eu gostaria de ter gravado antes e os fãs gostariam de ouvir na minha voz. A gente acertou bastante na escolha do repertório e é algo para descontrair, se emocionar, assim como todos os outros trabalhos que a gente fez.

A união com Thiaguinho e Chrigor em uma canção lembra os anos 1990/2000 do Exaltasamba. Como foi este momento e o quão importante esses artistas são para você?

Essa canção tem uma estrutura parecida com outras canções que a gente já fez, ouviu e curtiu. Mas, primeiro, a intenção foi fazer uma canção que falasse sobre amizade. Aí, eu trouxe dois dos grandes amigos que eu tenho, que a música me deu, que foram o Thiaguinho e o Chrigor e a gente cantou essa canção. Depois, lá no palco mesmo, a gente se deu conta que estavam três vocalistas que passaram pelo Exaltasamba, mas realmente sem intenção nenhuma. A intenção maior era mostrar e comemorar a amizade, não só a amizade que nós temos, mas uma amizade que representa todos por meio dessa canção.

Cantor Péricles

No álbum, qual a composição que você mais se identificou? E como foi escolhido o repertório?

Eu não tenho uma que eu me identifico mais, mas o repertório como um todo foi escolhido de uma forma que a gente pudesse agradar as pessoas que gostam do nosso trabalho e fazem um carinho imenso no nosso coração toda vez que a gente lança um trabalho. O Pagode do Pericão é um pagode para todo mundo, assim como é o Canal do Pericão, as minhas redes sociais; É um lugar para todo mundo participar.

O pagode vive um novo momento, com grandes artistas como Ferrugem e Dilsinho surgindo. Você, como um dos mais experientes da classe, acompanha isso de que maneira?

Eu, como defensor do samba e do pagode, vejo um momento mágico que a gente está vivendo. Vejo artistas como Ferrugem, como Dilsinho, Vou pro Sereno, Clareou, Tá na Mente, Intimistas, Reis da noite; Tem muita gente boa aparecendo, mostrando seu trabalho, mostrando que realmente a evolução continua. É muito bom ter esses artistas no cenário. Eu vejo com bons olhos e creio que esse é o caminho. Quanto mais gente boa tiver dividindo esse grande espaço que é o pagode, melhor para a música brasileira.


Você é conhecido pelo apelido de ;Rei da voz;. De onde vem tamanho potencial vocal? Como você se adaptou e se preparou para chegar a esse nível?

Quem me deu esse apelido de ;Rei da voz; foi o Mumuzinho e eu vejo como um presente. Gosto muito de cantar, mas desde cedo, percebi um potencial diferenciado para o canto, e a genética ajuda muito. Procuro muito, além da genética, que sempre me ajudou, me cuidar. Fui pra fonoaudióloga, fiz aulas de canto e procuro tomar todos os cuidados para manter o bom uso da voz. Mas gosto de cantar e acho que esse é o maior segredo, gostar do que faz. Independentemente de qual seja a profissão, faça aquilo que te deixa muito mais feliz. É isso que faço.

Como você acompanha a carreira do seu filho Lucas Morato? Ele vem se mostrando um excelente compositor e um cantor refinado. Como é a relação de vocês?

A minha relação com o Lucas Morato, além de ser a relação pai e filho, é a relação fã e ídolo, pois eu o admiro muito. É a relação parceiros de composição, são todas juntas que a gente procura viver do mesmo jeito, no mesmo momento. Ele realmente vem se mostrando um grande compositor, é um ótimo cantor e está aí trilhando a carreira da melhor maneira. Eu, como pai, fico feliz em ver que ele também é feliz desempenhando esse trabalho musical, e isso me deixa muito mais feliz. Saber que eu e a mãe dele criamos um cidadão de bem e hoje ele é uma realidade. Hoje, eu sou o pai do Lucas, o que é o mais legal.


2019 é um longo ano. O que pode adiantar do novo DVD que está por vir? O que está sendo planejado?

O ano de 2019 tem sido muito bom. É um ano em que a gente pôde mostrar para as pessoas esses novos projetos. Primeiro, o Pagode do Pericão e em segundo esse DVD que nós vamos registrar em audiovisual no nosso show de lançamento do CD Em sua direção. A base é esse CD, mas vamos mostrar para muita gente coisas que a gente fez nesse show. É uma síntese da minha carreira até então. Espero que a galera venha a gostar. Esse ano de 2019 tem sido ótimo para nós.

Ainda tem muita lenha pra queimar? Está pensando em parar ou diminuir o ritmo? Dedicar-se mais à família?

Olha, eu tenho hoje mais ou menos 30 anos de carreira, mas eu não penso nisso. Eu sou muito feliz e seria um pecado parar de cantar. Gosto muito do que faço e meus fãs gostam muito do meu trabalho. Não acho justo parar agora. Creio que a gente está no caminho certo e é por aí que desejo trilhar e seguir. Então, não penso em parar tão cedo, nem quero pensar nisso.

Se você pudesse definir Péricles em uma palavra, qual seria? E por qual motivo?

Vencedor. Eu, como vários da minha geração, sou um resistente. Eu e o Belo falamos que nós somos resistentes, que nós somos sobreviventes, e isso me deixa realmente muito feliz. Saber que o caminho que a gente trilhou hoje dá frutos e faz com que outras pessoas se inspirem no que a gente fez deixa a gente muito feliz.

Você foi anunciado como atração do evento Funn Festival, em Brasília, ao lado de Thiaguinho e Chrigor, e a galera já está animada antes das vendas. Que recado você pode deixar para o público da cidade sobre o show?

O recado que eu posso deixar para Brasília é: preparem-se! A gente vai fazer uma festa do jeito que Brasília merece. De antemão, agradeço o carinho de todos e espero ver todo mundo nesse evento que vai ser de arrebentar.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação