Diversão e Arte

Aniversário de Leonardo da Vinci é comemorado em dois eventos no DF

A Embaixada da Itália promoverá uma palestra e exibirá um filme em homenagem ao gênio renascentista, com entrada franca

Devana Babu*
postado em 15/04/2019 15:28
Embaixada da Itália oferecerá dois eventos gratuitos em homenagem ao aniversário de Da Vinci
Dia 15 de abril é o dia de Leonardo da Vinci, o artista cientista mais querido do Renascimento. Nascido em 1452, numa região próxima a Firenze (Itália), Da Vinci se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Embora seja mais conhecido por obras pictóricas como a Mona Lisa e A Última Ceia, o artista se considerava muito mais como um cientista.

Nesta segunda-feira, em comemoração ao aniversário de Da Vinci, a Embaixada da Itália presenteia os brasilienses com dois eventos gratuitos, na UnB e no Cine Brasília. Além disso, até 2 de maio, data em que o gênio morreu, a página da Embaixada no Facebook realizará uma campanha com publicações diárias sobre o pintor e cientista.

Às 16h, O auditório Roberto Salmeron, na UnB, receberá a palestra Leonardo e a matemática, do professor Simon Chiossi, doutorado em matemática em 2003 pela Universidade de Gênova e autor de várias publicações na área da geometria diferencial complexa. Desde 2015, ele é professor na Universidade Federal Fluminense.

As 20hs, o Cine Brasília projetará o documentário italiano Leonardo e la sua cerchia (Leonardo e seu círculo, em tradução livre), de Stefano Roncoroni. O filme será exibido em língua original e legendado em português.

Os dois eventos têm entrada livre e gratuita. Para garantir a vaga, é preciso enviar um e-mail com nome para eventos.brasilia@esteri.it. A presença estará automáticamente confirmada.


Serviço
palestra Leonardo e a matemática.
Auditório Roberto Salmeron, Faculdade de Tecnologia - UnB. Em 15 de abril, às 16h. Entrada franca.

Exibição do documentário Leonardo e la sua cerchia (Leonardo e seu círculo).
Cine Brasília (106/107 Sul). Em 15 de abril, às 20h. Entrada Franca.
Flyer de divulgação dos eventos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação