A data em que o mundo escolheu para prestigiar as palavras escritas terá um gosto especial este ano para a cidade eleita pela Unesco como Capital do Livro em 2019. A terceira maior potência dos Emirados Árabes, Sharjah, vinha buscando o título há quase uma década. Assim como os investimentos feitos para alcançar esse objetivo, a comemoração promete ser revolucionária. No dia Mundial do Livro, 23 de abril, Sharjah lança o espetáculo teatral 1001 Noites: O Último Capítulo.
Baseada no livro da cultura árabe que rodou o mundo, a perfomance pretende, como já adiantado no próprio título, extrapolar o enredo que já foi contado e, assim, reescrever um novo capítulo, inclusive para Sharjah, que escolheu o Dia Mundial do Livro para o primeiro dia de show. É esta data que marca, também , o início do programa cultural de um ano com temas de livros em celebração ao reconhecimento pela Unesco.
Mega produção
Esta será a primeira produção ao vivo feita na região. O objetivo, desde o início, é trazer um inovador e memorável show de entretenimento em que até a própria música será tocada na hora por uma orquestra de 51 peças.
A produção tem 90 minutos e conta com 13 formas diferentes de artes performáticas durante a narrativa. Ao todo, são 537 membros de equipes artísticas vindos de 25 diferentes nacionalidades. Para se prepararam, os participantes se dedicaram a mais de 500 horas para os treinos.
[FOTO3]
Entre as principais cabeças por trás dessa produção está Philippe Skaff, considerado um dos mais aclamados produtores criativos dos Emirados, e o ex-ator de Cirque du Soleil, Sébastien Soldevil. ;Estamos trazendo uma maneira totalmente nova de contar histórias, nunca experimentada antes por espectadores de teatro e entusiastas da cultura;, garante Soldevil.
As apresentações vão até o dia 27, no anfiteatro Al Majaz, em Sharjah. ;Estamos trabalhando para levar o espetáculo para outros lugares pelo mundo. Espero que para o Brasil também;, espera o Xeique Sultão Bin Ahmed Al Qasimi, presidente do Conselho de Mídia de Sharjah.
Repórter viajou a convite da Sharjah Book Authority