Diversão e Arte

Espetáculo '1001 Noites: O último capítulo' ganha nova montagem em Sharjah

Cidade nos Emirados Árabes ganhou título de Capital do Livro pela Unesco

Bruna Lima - Enviada especial
postado em 22/04/2019 18:42

Cidade nos Emirados Árabes ganhou título de Capital do Livro pela Unesco

A data em que o mundo escolheu para prestigiar as palavras escritas terá um gosto especial este ano para a cidade eleita pela Unesco como Capital do Livro em 2019. A terceira maior potência dos Emirados Árabes, Sharjah, vinha buscando o título há quase uma década. Assim como os investimentos feitos para alcançar esse objetivo, a comemoração promete ser revolucionária. No dia Mundial do Livro, 23 de abril, Sharjah lança o espetáculo teatral 1001 Noites: O Último Capítulo.

Baseada no livro da cultura árabe que rodou o mundo, a perfomance pretende, como já adiantado no próprio título, extrapolar o enredo que já foi contado e, assim, reescrever um novo capítulo, inclusive para Sharjah, que escolheu o Dia Mundial do Livro para o primeiro dia de show. É esta data que marca, também , o início do programa cultural de um ano com temas de livros em celebração ao reconhecimento pela Unesco.

Cidade nos Emirados Árabes ganhou título de Capital do Livro pela Unesco

Mega produção

Esta será a primeira produção ao vivo feita na região. O objetivo, desde o início, é trazer um inovador e memorável show de entretenimento em que até a própria música será tocada na hora por uma orquestra de 51 peças.

A produção tem 90 minutos e conta com 13 formas diferentes de artes performáticas durante a narrativa. Ao todo, são 537 membros de equipes artísticas vindos de 25 diferentes nacionalidades. Para se prepararam, os participantes se dedicaram a mais de 500 horas para os treinos.

[FOTO3]

Entre as principais cabeças por trás dessa produção está Philippe Skaff, considerado um dos mais aclamados produtores criativos dos Emirados, e o ex-ator de Cirque du Soleil, Sébastien Soldevil. ;Estamos trazendo uma maneira totalmente nova de contar histórias, nunca experimentada antes por espectadores de teatro e entusiastas da cultura;, garante Soldevil.

As apresentações vão até o dia 27, no anfiteatro Al Majaz, em Sharjah. ;Estamos trabalhando para levar o espetáculo para outros lugares pelo mundo. Espero que para o Brasil também;, espera o Xeique Sultão Bin Ahmed Al Qasimi, presidente do Conselho de Mídia de Sharjah.

Repórter viajou a convite da Sharjah Book Authority

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação