Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Biografia de Fagner por Regina Echeverria é lançada em Brasília

Obra foi escrita com base em acervo da própria família de Fagner

O rico acervo sobre a vida e a trajetória de Raimundo Fagner, organizado pela irmã dele Marta Lopes, com cartas, fotos e reportagens de jornais, foi o que motivou a criação do livro Raimundo Fagner: quem me levará sou eu, escrito pela jornalista e biógrafa Regina Echeverria. ;Essa biografia não estava nos meus pensamentos. Foi iniciativa da minha irmã e da Teresa (Tavarez), que é diretora da fundação (Fundação Raimundo Fagner). A gente tem um arquivo tão grande, com tanta história e tanta coisa acumulada que elas acabaram sugerindo e, quando olhei, estava tudo encaminhado;, lembra o artista em entrevista exclusiva ao Correio.


A obra demorou cerca de três anos para ser concluída, e hoje tem lançamento oficial em Brasília, na Livraria Leitura do Terraço Shopping, com a presença do cearense, que está na cidade desde segunda-feira para participar da programação do Encontro Internacional do Choro, no Clube do Choro (Eixo Monumental), onde se apresentou na última terça-feira.

;Agora está vindo muito convite para fazer (o lançamento) em várias cidades. Mas aqui em Brasília é importante, pois faz parte da minha história. Foi o lugar que me acolheu quando sai do Ceará para viver, fazer faculdade, participar do festival do Ceub, tudo isso está muito ligado. A minha história em Brasília é muito forte. Então, merecia (esse lançamento) e foi uma coincidência por conta da minha vinda para a festa do Clube do Choro;, explica.

Com 440 páginas, a obra perpassa diferentes momentos da vida do artista, desde a infância em Orós, cidade que ele considera a natal, apesar de ter nascido em Fortaleza; a passagem por Brasília quando estudou na UnB; o início da carreira no Rio de Janeiro; e toda a trajetória de altos e baixos dentro da música a partir dos anos 1970.

Momentos mais pessoais também são lembrados na obra, como a descoberta tardia da paternidade, história que abre o livro. Em 2006, aos 57 anos, foi revelado que tinha um filho, Bruno, que, na época, tinha 32 anos. Naquele momento, além de um filho, ele ganhou ainda dois netos: Clara e Arthur.

Foi o mote inicial da pesquisadora Regina Echeverria. ;Achei que era uma história inusitada que pouca gente sabia. Nem eu sabia. Eu sempre faço isso nas biografias que escrevo. Começo por uma história que acho legal e depois volta para o nascimento e vou na cronologia mesmo. Achei que era uma história muito interessante para um cara que nunca se casou e tinha essa solteirice convicta;.

Outro destaque é a relação de Fagner com a política e com o futebol, dois assuntos bastante importantes na trajetória do artista. ;Minha vida sempre foi muito intensa, são 45 anos de carreira, viajando muito, participando de muitos momentos da vida brasileira, política e esportiva. Sempre fui muito ligado e acho que isso faz um pouco a força da biografia. Não só a música, como a política e o futebol, acho que isso dá uma perspectiva diferente para o conteúdo do livro;, destaca o personagem da biografia.



Vida em Brasília

Para retratar a história do artista da forma mais fiel possível, Regina contou com o acervo cedido pela irmã de Fagner Marta Lopes. Entre as raridades, está uma série de cartas enviadas pelo cearense, ao longo da vida, aos pais. ;Marta me cedeu as cartas. Quando eu vi aquilo, fiquei louca. É uma preciosidade ter acesso às cartas. Ele era muito jovem quando foi embora para Brasília e depois para o Rio. Foi superlegal, porque elas deram uma boa enriquecida no livro;, classifica a autora.
São pelas cartas, inclusive, que Regina conta algumas histórias, entre elas, a da passagem por Brasília. Enviado para cidade para ;tomar jeito;, Fagner entrou no curso de administração na UnB. No entanto, a música não ficou de lado. Pelo contrário, ela foi protagonista. Foi na trajetória universitária que, em 1971, participou e ganhou o Festival de Música Jovem com as músicas Mucuripe, que ficou em primeiro lugar, Manera Fru Fru Manera, sexta colocada, e Cavalo ferro, que conquistou o prêmio especial do júri. Faixas escritas com Belchior e Ricardo Bezerra.

;Pareceu muito, mas vivi praticamente um ano até chegar, fazer vestibular... As coisas aconteceram muito rápido. Teve muita gente em Brasília que fez parte disso (da vida na cidade e da carreira). Brasília acho que foi meu momento decisivo para a música. Não tem como tirar Brasília e é muito oportuno estar aqui (para o lançamento);, completa Fagner.
Para Regina, o grande objetivo no livro é mostrar as diferentes facetas de Fagner, um artista, ao mesmo tempo, polêmico e autêntico. ;Quis mostrar que Fagner é uma pessoa de personalidade forte, com opiniões firmes, que não se arrepende do que fala. Ele é uma pessoa que declara sua opinião e, no Brasil, é difícil encontrar pessoas assim. Ele é bem diferente. É um cara que queria ser popular, respeito muito isso. É isso que quero mostrar, uma pessoa complexa e segura de si;, analisa.

A autora ainda conta que o título do livro, que foi sugerido pela irmã de Fagner, é capaz de representar tudo isso: ;Ele é seguro do que representa e do que quer ser;. A faixa Quem me levará sou eu foi lançada no fim dos anos 1970 e integra o álbum Eu canto ; Quem viverá chorará.



Raimundo Fagner: quem me levará sou eu
De Regina Echeverria. Editora Agir, 440 páginas. Preço médio: R$ 49,90.



Lançamento do livro Raimundo Fagner: quem me levará sou eu
Livraria Leitura (Terraço Shopping). Hoje, a partir das 19h. Lançamento da biografia e sessão de autógrafos com Fagner. Entrada franca. Classificação indicativa livre.