Diversão e Arte

No 3º dia do SPFW, veteranos e ativistas dividem a cena

Agência Estado
postado em 25/04/2019 07:05
A São Paulo Fashion Week ganhou tom político no 3º dia de desfiles com o estilista João Pimenta, que trouxe modelos amordaçados com sacos plásticos na cabeça - numa alusão ao que chamou de sufocamento da criatividade, da tolerância e do respeito ao diverso. Exibindo uma alfaiataria impecável e altamente colorida, em camuflados costurados com rendas, ricos adamascados e vestidos de noite majestosos (usados por meninos e meninas), Pimenta subverteu a ordem do feminino e do masculino. O desfile foi performático, com modelos se libertando das mordaças enquanto caminhavam. Na mesma pegada engajada, a marca estreante Another Place, dos pernambucanos Rafael Nascimento e Caio Fortes, investiu no streetwear, totalmente unissex, e em peças jeans em parceria com a Levis (e lucro reverte para a ONG Casa 1). No palco do teatro da Faap, a estilista Gloria Coelho excluiu o ziguezague das modelos apresentando a coleção numa performance com dinâmica própria, que ela já repete há algumas temporadas. Talvez por isso, os primeiros looks deixaram a impressão de déjà vu. Aos 45 anos de carreira, a estilista nitidamente prefere mergulhar em seu mundo de referências a arriscar novos caminhos. Com universo criativo tão rico, ela pode. A coleção segue a narrativa da última temporada focando no surfwear de forma elegante e com materiais nobres. O tech prene (um neoprene tecnológico que ela adora) aparece em recortes geométricos e peças utilitárias, enquanto o couro divide espaço com os tules franzidos. Destaque para casacos, parkas e jaquetas curtas com modelagens sofisticadas. No resumo do dia, a moda ativista ganhou engajamento e propulsão com a ajuda de influenciadores digitais, que por sinal estão por todos os lados - dominaram as primeiras filas, o backstage e a própria passarela. No desfile de Amir Slama, nomes como John Drops (com 1,3 milhão de seguidores) posaram de modelo, desfilando a moda praia do veterano. Já Pat Bo, de Patricia Bonaldi, (ela mesma uma superinfluencer) escolheu olhar para o tropicalismo brasileiro, com looks de alfaiataria leve, biquínis, hotpants e vestidos pós-areia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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