Diversão e Arte

Após 45 anos de espera, sai o segundo disco da Ave Sangria

'Vendavais' é o segundo disco da banda e está disponível nas principais plataformas de streaming. O grupo se apresenta em Brasília no Festival Criolina

Devana Babu*
postado em 29/04/2019 10:51
'Vendavais' finalmente está disponível para os fãs
Após 45 anos de espera, os fãs da cultuada banda Ave Sangria finalmente podem ouvir Vendavais, segundo álbum de inéditas da cultuada banda psicodélica. Disponibilizado nas principais plataformas de streaming, o álbum traz canções compostas entre 1969 e 1974, mas nunca registradas em estúdio. Após o lançamento de um single, Dia a dia, e de uma campanha de financiamento coletivo para lançar o álbum em vinil, os músicos finalmente liberaram, na sexta-feira (26/4), o disco completo.

[SAIBAMAIS]Se o primeiro single anunciava uma qualidade contemporânea nos timbres e na mixagem, a audição da obra completa revela que as características que tornaram o primeiro disco um clássico ainda estão lá: o rock clássico com ritmos nordestinos, poética afiada e estética psicodélica. Mesmo com uma masterização mais moderna, os riffs e timbres característicos da guitarra do primeiro álbum ainda estão lá, em baladas, canções líricas e rocks como no primeiro álbum.

Em termos de psicodelia, Ave Sangria é uma banda pioneira no Brasil. O primeiro álbum, homônimo, lançado em 1974, tornou-se cult ao lado de clássicos como Paebiru, de Zé Ramalho e Lula Côrtes; No sub-reino dos metazoários, de Marconi Notaro; Flaviola e o bando do sol, de Flaviola; e Satwa, de Laílson e Lula Côrtes, marcos da psicodelia pernambucana. O então sexteto interrompeu a trajetória no mesmo ano, por causa da censura. Em 2008, graças a internet, uma nova geração passou a conhecer e também cultura a Ave, que se animou a ensaiar novo voo com um show em 2014.

"Esse repertório persegue as características recorrentes do grupo, indo do divertimento escrachado à morbidez de temas sombrios, da crítica social implacável ao mais delirante psicodelismo e da agressividade dos rocks pesados ao lirismo acústico das baladas", afirma, no site da banda, o compositor e vocalista Marco Polo, que ao lado de Almir de Oliveira (voz, guitarra base, composições) e Paulo Rafael (guitarra solo e viola) é um dos três integrantes da formação original da banda à frente do retorno. Em junho, aterrissarão em Brasília, no Festival Criolina, divulgando o novo trabalho e executando clássicos.
*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação