Diversão e Arte

BaianaSystem e Liniker são umas das atrações do CoMA deste ano

Com exclusividade ao Correio, produção do CoMA anuncia 11 atrações da terceira edição, que será em agosto na cidade

Adriana Izel
postado em 29/04/2019 08:00
BaianaSystem retorna a Brasília após apresentação no pré-carnaval candango, no Setor Comercial Sul, com o show do disco 'O futuro não demora', lançado neste ano

De 2 a 4 de agosto, a capital federal recebe a terceira edição do Festival CoMA ; Convenção de Música e Arte. Como nos anos anteriores, o evento contará com mais de 40 shows espalhados por uma estrutura montada no Complexo CoMA, no Eixo Monumental, no gramado da Funarte, no Clube do Choro e no Planetário. Ao Correio, a produção do evento divulgou 11 das 46 atrações que farão parte do line-up.

Dos artistas confirmados, três fazem parte da lista de pedido dos fãs, que puderam votar no site oficial do evento escolhendo quais atrações gostariam de ver na terceira edição. São eles: os grupos Baiana System, Liniker e os Caramelows e Francisco, el Hombre. ;A maioria da pesquisa foi direcionada aos artistas nacionais, porque de Brasília o público sabe que a gente vai colocar. Metade do nosso line-up é de Brasília. Dessa lista (divulgada hoje) já vamos ter três nomes dos mais votados;, revela Tomás Bertoni, idealizador e responsável pela curadoria do CoMA.

BaianaSystem retorna a Brasília após apresentação no pré-carnaval candango, no Setor Comercial Sul, com o show do disco O futuro não demora, lançado neste ano, além do repertório de álbuns anteriores, como Outras cidades (2017), Duas cidades (2016) e BaianaSystem (2009). Outro grupo que traz à cidade um novo material é a banda Liniker e os Caramelows. O show no CoMA será o primeiro da banda em Brasília com o repertório do recém-lançado Goela abaixo, sucessor de Remonta (2016). A turnê do CD já passou por locais como Belo Horizonte e Porto Alegre.

A banda Francisco, el Hombre é a única das três atrações que volta ao CoMA. O grupo esteve no line-up da primeira edição. Além de chegar a Brasília após o lançamento de RASGACABEZA (2019) e de um show no carnaval, a trupe fará uma apresentação inédita. Pela primeira vez, Francisco, el Hombre subirá ao palco em show conjunto com a brasiliense Scalene.

;Foi uma ideia do Diego Marx (produtor que também integra a equipe do CoMA), que faz a curadoria comigo. Ele pensou que podia ter um show diferente, que não fosse só o show de uma banda normal. E nós (a banda Scalene) lançamos no ano passado uma música com Francisco, el Hombre. Estava ali na nossa frente, era para ser feito;, afirma Bertoni.

Francisco, el Hombre e Scalene subirão ao palco unindo os repertórios e ainda os estilos de shows bastante energéticos de ambas as bandas. ;Eles têm um show bem massa, que, provavelmente, vai se agregar com o nosso. São dois shows intensos de formas diferentes;, completa o guitarrista da Scalene, banda candanga que esteve novamente neste ano no evento Lollapalooza, em São Paulo.


Diversidade musical


O line-up do CoMA contará ainda com as presenças da baiana Luedji Luna; do instrumentista carioca Hamilton de Holanda, que se apresentará em formato de quarteto; da banda paulista ATR (Aeromoças e Tenistas Russas); e dos brasilienses Raquel Reis, Ellefante, Rebeca Realleza e Hodari. Nos próximos dias, o festival ainda divulgará as mais de 30 atrações restantes. ;Esse é só um quarto do line-up. Teremos 46 shows. Estamos soltando alguns hoje e os demais em breve;, completa Tomás Bertoni.

Sobre a curadoria das bandas participantes, ele explica que foi pensada levantando em consideração a principal missão do festival. ;O objetivo principal do CoMA é divulgar a nova música brasileira e levar uma consciência a partir disso, por meio do line-up. Buscamos artistas que são engajados, que tenham letras legais, que dão suporte ao lado artístico. Achamos que a nova música brasileira tem importância para o Brasil e merece ser divulgada;, conta.

Neste ano, o CoMA fez uma pré-venda antes mesmo de anunciar qualquer atração e contou com ingressos esgotados. Para Bertoni, esse é um reconhecimento para o festival que está apenas em sua terceira edição. ;Isso é muito gratificante. Eu acho importante que, às vezes, as pessoas reclamam da ;venda cega;. Só que para o mercado e para os artistas é muito importante. Não dá para os eventos ficarem apenas nas costas dos artistas. O festival, o evento, a produtora tem que agregar e levar o próprio público. É uma responsabilidade muitas vezes dos artistas garantir esse público, mas isso é muito nocivo;, analisa.

Mantendo a tradição, o evento contará com as conferências dedicadas ao debate do mercado da música e assuntos que envolvam esse cenário. Essa parte do festival tem início um dia antes, na sexta-feira, 2 de agosto, enquanto os shows se concentram no fim de semana, nos dias 3 e 4 de agosto: ;A conferência terá uma reformulação. Mas continuamos avaliando que é uma parte importante, e um dos objetivos do CoMa é exportar a cultura de Brasília para o Brasil e para o mundo. Então vamos ter representantes do Canadá, da França, do Chile, da Argentina, para conhecer o som de Brasília. Queremos exportar o som para fora da cidade;.


CoMA ; Convenção de Música e Arte


Complexo CoMA (Eixo Monumental). De 2 a 4 de agosto. Com conferências e shows (apenas no sábado e domingo). Entrada a R$ 40 (meia-entrada) e R$ 80 (inteira). Valores de primeiro lote referentes ao passaporte festival que dá direito ao sábado e ao domingo e a festa de abertura na sexta-feira. À venda em https://www.sympla.com.br/coma-2019__500168. Verifique a classificação indicativa.

; Atrações

Line-up do CoMA
; BaianaSystem
; Liniker e os Caramelows
; Francisco, el Hombre %2b
Scalene (show conjunto)
; Luedji Luna
; Hamilton de Holanda Quarteto
; ATR (Aeromoças e Tenistas Russas)
; Raquel Reis
; Ellefante
; Rebeca Realleza
; Hodari

*Nesta segunda-feira, o festival ainda anunciou mais duas atrações além das reveladas ao Correio. São elas, a banda carioca Heavy Baile e a cantora candanga Moara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação