João Paulo Zanatto*
postado em 01/05/2019 06:10
O carnaval é uma das manifestações que mais identificam o Brasil mundo afora. A festa é tipicamente celebrada em fevereiro e março, no entanto, nas ruas da capital federal, dezembro também tem carnaval. Iniciativa da Andaime Cia de Teatro, desde 2009 é realizado o Carnaval silencioso, performance que leva foliões às ruas em pleno Natal, com fantasias, glitter e, o principal, fones de ouvido. Munidos com o acessório e sintonizados na mesma frequência, os participantes pulam o folguedo em plena cidade sob a Lei do Silêncio. Quem assiste de fora, vê pessoas a dançar, pular, se divertir e muito silêncio. A manifestação, além de artística é política, não há como não ser. ;Você estar com o fone e ouvindo a mesma música, entra em uma sintonia com todas as pessoas que estão juntas;, diz Kamala Ramers, membro da Andaime. ;E a gente não só fala do silêncio relacionado à Lei do Silêncio, mas também do silêncio da sociedade contemporânea;.
Em 2019, a companhia tem a chance de apresentar o Carnaval silencioso longe dos solos candangos. Foram convidados a participar da 14; edição da Quadrienal de Praga, que ocorre entre os dias 6 e 16 de junho, e levar a manifestação para esse que é o maior evento internacional de performance em plano internacional. Para apresentar o bloco na República Tcheca, o grupo vai levar figurinos, adereços, tudo o que o carnaval pede. ;Vamos tentar fazer uma convocação para pedir ajuda da produção da Quadrienal, e dos brasileiros que vão, para formarmos um corpo de baile mais coeso, mais bonito, mais carnavalesco. E também um estudo mais específico em que ambiente podemos passar pela cidade que possa ser interessante;, conta a integrante.
A Andaime previa participar dos editais de internacionalização de artistas brasileiros do FAC, realizado pela Secretaria de Cultura do DF e do programa de internacionalização realizado pelo Ministério da Cultura, para chegar às terras tchecas. No entanto, com a troca de governos, esses programas estavam paralisados. O programa Conexão Cultura DF voltou somente ontem a aparecer no Diário Oficial do Distrito Federal.
Entretanto, com uma mudança que inviabiliza a participação da Andaime para receber o auxílio. ;Estávamos na expectativa do Conexão, que era um edital aberto o ano inteiro. Com a troca de governo, encerraram o edital em dezembro de 2018 e só reabriram ontem, por coincidência. Mas aumentaram a data limite para solicitação de 45 para 60 dias, e aí acabaram anulando um semestre inteiro, só viajarão os que irem em agosto;, revela Kamala.
Sem o apoio, estão recorrendo a tradicional vaquinha, para que consigam arcar com as passagens e alimentação do grupo na viagem. O festival consegue viabilizar os custos da hospedagem, apenas. O grupo precisa arrecadar R$ 22 mil para realizar a viagem. A vaquinha está aberta na internet no site www.vakinha.com.br (basta pesquisar por Carnaval silencioso na busca) até o dia 16 de julho, e quem quiser pode ajudar com qualquer valor para auxiliar a companhia a apresentar a performance na capital tcheca.
*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco