Diversão e Arte

Morre, aos 74 anos, Peter Mayhew, o primeiro Chewbacca de 'Star Wars'

O ator participou, como o icônico personagem, em cinco filmes da franquia

postado em 03/05/2019 11:14
Mayhew deu vida ao melhor amigo de Han Solo, Chewbacca

Morre Peter Mayhew, primeiro ator a dar vida ao personagem Chewbacca, da franquia Star Wars. O artista, que tinha 74 anos, morreu na última terça-feira (30/4). No entanto, a família só informou a morte na quinta (2/5). A causa não foi divulgada.

Mayhew participou como Chewbacca, o melhor amigo de Han Solo (Harrison Ford), em cinco filmes da saga espacial, Episódio IV: Uma nova esperança (1977), Episódio V: O império contra-ataca (1980), Episódio VI: O retorno de Jedi (1983), Episódio III: A vingança dos sith (2005) e Episódio VII: O despertar da força (2015).

[VIDEO1]
"A família de Peter Mayhew, com profundo amor e tristeza, lamenta compartilhar a notícia de que Peter faleceu. Ele nos deixou na noite do dia 30 de abril de 2019 com sua família ao seu lado em sua casa no norte do Texas", informou a nota.

Um verdadeiro gigante, Peter tinha 2,18m. Nos últimos anos, utilizava uma cadeira de rodas para a locomoção. Em carta, a família fala sobre a luta do ator em atuar mais uma vez como Chewbacca no longa de 2015 e, no filme Os últimos jedi (2017), foi consultado para ensinar seu sucessor, o finlandês Joonas Suotamo.

Em trecho da carta, a família relata o amor do ator pela franquia e personagem: "Ele colocou seu coração e alma no papel de Chewbacca e mostrou em cada quadro dos filmes desde a sua corrida com batidas de joelho, disparando sua besta do quadril, seus brilhantes olhos azuis, até cada sutil movimento de sua cabeça e boca. Mas, para ele, a família Star Wars significou muito mais do que um papel em um filme".

Amigos prestaram homenagens ao ator no twitter; confira:


[VIDEO2]

"Ele era o mais gentil dos gigantes. Um grande homem, com um coração ainda maior, que nunca deixou de me fazer sorrir, e um amigo leal que eu amava muito. Sou grato pelas memórias que compartilhamos e sou um homem melhor apenas por tê-lo conhecido. Obrigado, Pete".

[VIDEO3]

"Peter era o homem mais amável... Gentil e paciente, solidário e encorajador. Um amor para trabalhar junto e já faz muita falta".

[VIDEO4]

"Peter Mayhew criou um dos maiores personagens do cinema de todos os tempos. Chewbacca era engraçado, corajoso e carinhoso. Ele fez tudo sem o benefício da fala, apenas aquele grito que 1 em cada 100 fãs pode fazer realmente bem quando está bêbado. Ele sempre foi muito legal comigo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação