
O espetáculo Uma sinfonia diferente leva ao palco da Funarte 28 autistas, de 3 a 35 anos, para mostrar como a empatia pode fazer a diferença na conscientização em torno do autismo. Tudo isso por meio da música e da interação. Realizada pelo Instituto Steinkopf, a quinta edição do evento chega a Brasília na noite deste sábado (3/5). A ideia é desenvolver a linguagem, a comunicação e a socialização das crianças autistas, dando protagonismo a elas.
O repertório traz clássicos infantis, como Brilha brilha estrelinha, Se você está feliz e Dona aranha. As expectativas para o musical são altas: é a primeira vez que a turma se apresenta. O espetáculo é a parte final do tratamento, que, ao todo, dura um ano. No primeiro semestre, as crianças são divididas em quintetos e passam por tratamento multiprofissional no consultório. Nos seis meses seguintes, as crianças e adultos se reúnem na Funarte para ensaiar.
Segundo a fundadora do projeto, Ana Carolina Steinkopf, o tratamento muda a vida dos participantes. Primeiro, o olhar das pessoas sobre as crianças se torna diferente: passam a vê-las como artistas, ocupando um espaço ; o palco ; que não é visto como para quem tem autismo. Depois, há maior interação social na escola e na família ; os colégios passam até a adaptar as apresentações em datas comemorativas. "Mudou, também, minha percepção em relação a eles (os pacientes). A cada ano, eu vejo que eles podem mais", declara a musicoterapeuta.
[SAIBAMAIS] A primeira edição foi realizada em 2015, com 20 participantes. De lá para cá, cerca de 500 crianças já passaram pelo projeto no Distrito Federal. Além disso, as turmas já viajaram para outras estados e se apresentatam em cidades como Fortaleza (CE), Timóteo (MG), Porto Alegre (RS) e São Luís (MA).
*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader
Serviço
Uma sinfonia diferente
Teatro Plínio Marcos, Complexo Cultural Funarte Brasília, Eixo Monumental. Sábado (4/5), às 19h. Ingressos a R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira), à venda pelo Sympla ou pelo telefone (61) 98240-9368. Classificação indicativa livre.