Diversão e Arte

Conheça novos locais de balada em Brasília

Brasília ganha espaços para shows e festas que valorizam a identidade da cidade. Conheça esses locais!

Adriana Izel
postado em 04/05/2019 07:00

Mistura de bar e balada, o espaço Birosca agita a Praça Central do Conic

No último mês, a capital federal viu nascer novos espaços dedicados à realização de shows, festas e eventos culturais em geral. Os novos locais chegam à cena se tornando mais uma opção para o público candango e oferecendo uma programação variada, que é uma das identidades da cidade.

Área central que passou por revitalização nos últimos anos, o Setor de Diversões Sul conta desde 5 de abril com um novo espaço. É o Birosca, local que é definido como uma mistura de bar com balada e está localizado na Praça Central do Conic. O projeto estava sendo idealizado desde dezembro do ano passado pelo coletivo que participa das atividades no espaço.

"A gente sempre sentiu falta de um espaço onde tivesse um clima mais descontraído, que não fosse de pista de dança e para tocar o lado B. Nossa militância artística do Conic ela vai para esse lado alternativo. A gente precisava de um espaço onde pudéssemos receber projetos legais. Precisávamos de algo que parecesse um bar. O que a gente tem é, na verdade, um misto de bar com balada. É uma verdadeira birosca no Conic", explica o produtor Kaká Guimarães e um dos idealizadores do projeto.

Inspirada em estação subterrânea, o Metrô Lounge 201 traz a atmosfera de pub

Sob o nome de Birosca ; palavra que se tornou definição do local ;, o espaço abriu as portas há um mês mostrando uma identidade que define bem a vida noturna na capital. ;A gente gosta de arte, de música alternativa e também dessa coisa de Brasília, de curtir muitas vezes tomando uma cerveja num pé sujo. Isso tem tudo a ver com o Conic;, completa. Logo no mês da estreia, o espaço foi cenário para festas bastante conhecidas, como o retorno do projeto Toranja, que ficou consagrado no Balaio Café, na 201 Norte, além da criação de eventos próprios, como o B de Birosca, que ocorreu no último domingo, e Mvuka, com edições às sextas.

No primeiro mês, o local funcionou de quinta a domingo, sempre após as 22h, quando se encerram as aulas da Faculdade Dulcina de Moraes. ;Esse mês de abril foi como se fosse um teste. Estávamos entendendo o funcionamento e a logística. Nossa ideia, com o período de seca, é abrir também aos domingos. Mas ainda estamos entendo como será;, define. ;Entendemos que a Birosca é uma fuga para as pessoas da cidade poderem se divertir na madrugada. Estamos abrindo essa alternativa;, completa.

Pop rock e música autoral

O rock e pop rock ganharam uma casa nova em Brasília. Os ritmos estão entre os estilos de ordem do Metrô Lounge 201, lançado em 18 de abril na 201 Norte, que tem o músico Marquinho Vital como um dos idealizadores. ;Resolvemos criar um espaço que desse oportunidade para o rock e pop rock. Mas não vamos ficar presos só a esses estilos. Teremos outros também;, garante Vital.

A inauguração do espaço contou com a estreia do projeto BEM Tributo, encabeçado pelos artistas por trás do bloco Eduardo e Mônica. A partir daí a casa recebeu nomes como Daniela Firme com o projeto Rock Beats e tem Allan Massay confirmado às quintas, tocando desde pop internacional até o hip-hop. ;Vamos começar esse projeto na quinta com Allan Massay, que também terá espaço para a música autoral com as participações especiais. Na sexta e no sábado, queremos fazer uma programação com cara de pub;, adianta.

Localizado no subsolo do Bloco C da 201 Norte, o espaço imita a entrada de um metrô, daí o nome. ;O público está começando a conhecer o espaço. O bacana é que na Asa Norte não costuma ter muito pub. Então estamos sendo essa alternativa. A nossa ideia é de fortalecer mesmo a cena e dar oportunidade para novos artistas, que, normalmente, não estão tocando nas programações de Brasília, mas tem muita qualidade;, completa.

Balada confortável

No fim do mês, o projeto Hidden estará de volta em novo espaço, ainda secreto

Projeto lançado em 2017, o Hidden está de volta para uma terceira edição a partir de 30 de maio. O projeto consiste num espaço itinerante que remete ao público um happy hour dentro de casa com música, vinho e boa comida. A primeira edição foi na passarela subterrânea do shopping Pier 21, e a segunda no bicicletário do Parque da Cidade. O local deste ano ainda é segredo. Mas Mari Braga, uma das responsáveis pelo projeto ao lado de Pedro Henrique Gaspar, garante que mantém a proposta das edições anteriores.

;Continuamos com a proposta de ocupação de um lugar que está desativado, restaurando esse espaço e mantendo a benfeitoria quando for devolver para a cidade. Estamos num espaço um pouco maior, para 500 pessoas (no ano passado, o Hidden podia receber até 350 pessoas);, adianta.

O espaço terá ambientes que remetem à sala de uma casa, com sofás, poltronas e mesas de centro. A iluminação e os itens decorativos também remetem a um clima intimista, que ganha tons modernos com os grafites e a sinuca. ;Esse ano vamos ter um jardim. Vamos conseguir fazer uma área externa. Uma das novidades é o lounge reserva, um espaço em que vamos aceitar reserva e que cabe até 20 pessoas. Junto com ele terá um kit boas-vindas (com serviço inicial de água, vinho e mini presunto);, explica Mari Braga.

Quando o projeto Hidden foi criado, a dupla de idealizadores não sabia se a proposta seria bem-aceita. ;No início ficamos muito preocupados de como ia ser a receptividade por estarmos quebrando alguns paradigmas, com o autosserviço, o fato de não divulgarmos as atrações. Tudo isso de uma vez só. Mas as pessoas entenderam a proposta, e no ano passado praticamente 100% das pessoas foram exatamente por entender o projeto e se identificar. Neste ano abraçamos essa vibe e temos algumas melhorias;, afirma.

Além do lounge reserva, a outra novidade serão os chefs, que foram selecionados em um concurso e irão se revezar até 8 de outubro, data de término do projeto, e o número de atrações, que passará para três por noite: uma atração de happy hour dedicada à MPB; uma banda mais dançante a partir das 21h30; e mais tarde um DJ.

SERVIÇO

Birosca

; (Praça Central do Conic). Hoje, a partir das 22h. Festa AfreakA com Nego Moçambique e DJ Oblongui. Entrada a R$ 20 (primeiro lote). À venda em www.sympla.com.br. Não recomendado para menores de 18 anos.

Hidden

; (Local surpresa na área central de Brasília). De 30 de maio a 8 de outubro, de quinta a sábado, das 18h às 2h. Informações em www.facebook.com/hiddenbrasilia.

Metrô Lounge 201

; (201 Norte, Bl. C, subsolo). Hoje, às 21h. Com show da Banda Nalta e DJ Maffra. Entrada a R$ 15 (com nome na lista: listavipmetro201@gmail.com). Valor de meia-entrada e sujeito a alteração. Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação