Diversão e Arte

Espaço Cultural T-Bone será inaugurado nesta segunda-feira na 312 Norte

O local terá uma galeria de arte e um teatro de bolso

Irlam Rocha Lima
postado em 06/05/2019 06:10
Luiz Amorim:'A criação do espaço é um sonho que acalentava há algum tempo e agora está sendo concretizado'
O açougueiro Luiz Amorim é um visionário. Idealizador de vitoriosos projetos como a Biblioteca Popular, a Noite Cultural T-Bone e a Bienal do B ; A poesia na rua, ele, agora, aposta fichas na abertura de um equipamento que visa acolher e valorizar a produção de artistas brasilienses dos mais diferentes segmentos.

Com esse conceito, Amorim inaugura nesta segunda-feira (6/5), na 312 Norte, o Espaço Cultural T-Bone, que passa a funcionar onde antes existia um escritório e o depósito de produtos do açougue. A parte de cima vai ser ocupada por uma galeria de arte; enquanto no subsolo entra em funcionamento um teatro de bolso, com capacidade para 50 pessoas.

;A criação do espaço é um sonho que acalentava há algum tempo e agora está sendo concretizado;, afirma Amorim. ;Vamos acolher aqui manifestações artísticas diversas, como recital de poesia, sarau, pockets shows, peças teatrais, contação de história, exibição de filmes e vídeos, lançamento de livros e discos, e exposições de pintura, escultura, fotografia;, acrescenta.

Para a inauguração, às 20h, foi elaborada uma programação que celebrará a história do local, com uma série de atividades que inclui exposições dos artistas plásticos Ralfe Braga e Ribamar Fonseca; recital de poesia com a participação de Noélia Ribeiro, Jirlene Pascoal, Vicente Sá, da dupla Duendes Blues, formada por Domício Chaves e Hamilton Zen. Na parte final se apresentam o duo instrumental integrado por Ludmila Vinecka (violino) e Elza Kazuko (piano), o cantor e compositor Helder Nascimento e o flautista Toninho Alves.

Mestre de cerimônia do evento, o escritor José Soter, estará à frente de uma oficina literária, voltada para adolescentes, sobre editoração de livros. Autor de 15 livros e poemas e um voltado para o público infantil, intitulado Como surgiu a W3, no qual fala dos primórdios de Brasília. ;Para nós, artistas brasilienses, a inauguração do Espaço Cultural T-Bone é algo alvissareiro, no momento em que, mais do que nunca, necessitamos de cultura;, comenta.

Visão semelhante tem a poeta Noélia Ribeiro, homenageada em versos de Nicolas Beher na canção Travessia do Eixão pelo Liga Tripa e a Legião Urbana. ;É fundamental para as artes e a cultura brasilienses o surgimento de espaços como este, em boa hora criado por Luiz Amorim, um açougueiro com alma de artista;.

Ludmila Vinecka, violinista que formou com Guerra Vicente, Cláudio Cohen e Glesse Collet, o consagrado Quarteto Brasília, há quase quatro décadas, se apresenta eu duo com a pianista Elza Kauzuko. ;Na inauguração do Espaço Cultural T-Bone, vamos tocar peças de Anton Dvorak e Guerra Peixe;, anuncia. ;Para nós, a abertura de mais um palco para as artes na cidade é motivo para comemoração. Rendemos nossa homenagem ao Luiz Amorim, esse abnegado incentivador da cultura, em suas diferentes formas;, ressalta.

;Vejo com muita satisfação o surgimento do Espaço Cultural T-Bone, mais uma iniciativa importante de Luiz Amorim, esse lunático dublê de açougueiro e produtor artístico, a quem Brasília deve reverência;, enaltece Toninho Alves. ;Na minha apresentação vou mostrar temas registrados no meu novo CD, intitulado Altar dos Orixás, como Buda Nagô; além, é claro, de músicas do meu querido Liga Tripa;, adianta. O flautista vai ter a companhia do percussionista Denis Oliveira.

; Memória

Há mais de duas décadas, o Açougue T-Bone promove e valoriza a arte e a cultura em Brasília, tendo à frente o baiano Luiz Amorim, que chegou à capital na infância. Alfabetizado aos16 anos, leu o primeiro livro aos 18. Trabalhou de vigia e engraxate, antes de ser contratado, por um pequeno açougue da 312 Norte, do qual passou a ser proprietário em 1994.

A conscientização com a leitura lhe trouxe um poder libertador e transformador. No açougue montou uma estante com os 10 livros que tinha em casa, e passou a emprestá-los aos clientes. Nasceu assim, a pequena biblioteca comunitária na entrequadra 712/713; e depois dela uma série de projetos, entre os quais a Biblioteca Popular (instalada em paradas de ônibus da Avenida W3 Norte), o Sede de Cultura, ação de inclusão social, por meio da arte e da educação ambiental, para crianças e adolescentes da Cidade Estrutural, além do Viva o Livro, Encontro de Escritores e Bienal de Poesia.

O de maior destaque é a Noite Cultural T-Bone que integra o calendário Cultural Oficial do Distrito Federal. ;O Noite Cultural trouxe à cidade para shows gratuitos na comercial da 312 Norte, alguns dos maiores nomes da música popular brasileira, como Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Erasmo Carlos, Zé Ramalho, Alceu Valença, Elba Ramalho, Marina Lima, Zélia Duncan, Mutantes, entre tantos outros;, lembra, com entusiasmo, Amorim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação