Diversão e Arte

Cine Brasília homenageia Andrade Junior com mostra de filmes

No total, 10 curtas e um longa serão exibidos em sessão gratuita

Diego Marques*
postado em 09/05/2019 06:30

Andrade Junior é tema de mostra no Cine Brasília: mais de 100 filmes na carreira

O cinema brasileiro perdeu, na semana passada, o ator Andrade Junior. Vítima de uma parada cardíaca, no último sábado, o cearense radicado em Brasília conquistou notoriedade ao participar de peças e filmes produzidos na capital federal em carreira que completou meio século em 2018. Para homenageá-lo, o Cine Brasília ; local que também recebeu o velório do artista ;preparou a Mostra Andrade Junior ;Um dia de homenagem ao mito do cinema.

;O Andrade Junior é nosso John Wayne. É importante fazer essa homenagem, ele viveu a vida inteira em Brasília, fez muitos filmes em Brasília, filmes com a temática da cidade. É nosso objetivo honrar essas pessoas. Já fizemos isso com outros produtores e diretores locais, com o Andrade não poderia ser diferente;, explica José DaMata, programador do Cine Brasília.

Ao todo, são 10 curtas e um longa-metragem divididos em duas sessões gratuitas. A primeira, das 16h30 às 18h, exibe A louca história de Andrade Junior, Meu amigo Nietzsche, Balãozinho azul, Andrade na intimidade e Rosinha e Ratão. Já a segunda, das 20h às 22h, reproduz Nada consta, Último ato, Velho, Defunto vivo e Vidas vazias. Os gêneros são diversos. Ficção científica, drama, histórias policiais e juvenis, ação e comédia, heterogeneidade que ajuda a ilustrar a versatilidade do ator.

Andrade Junior, em entrevista ao Correio, em 2018, afirma ter participado de mais de 100 filmes. Logo, o Cine Brasília teve trabalho para selecionar quais deles estariam presentes na mostra. ;A gente escolheu os curtas mais expressivos e só foi possível graças à ajuda da família. O filho e o sobrinho dele conseguiram algumas cópias para a gente. Tem trabalho dele de mais de 30 anos atrás;, revela DaMata.

;O público pode esperar um dia muito emocionante amanhã. Eu acho que teremos casa cheia nas duas sessões;, espera o programador. Andrade é um personagem querido por diversos produtores culturais brasilienses. A extensa filmografia do ator é composta por filmes comerciais, mas também por projetos independentes ; como produções universitárias de cineastas em início de carreira.

Andrade Junior chegou a Brasília em 1959. Morador de Sobradinho, trabalhou na construção do Palácio do Planalto. A paixão pela atuação surgiu aos 17 anos quando, na escola, participou da primeira peça. Autodidata, ficou conhecido no meio artístico pela capacidade de improvisação e bom humor. No currículo, ostenta trabalhos no teatro, televisão e, claro, cinema.



Mostra Andrade Junior ; Um dia de homenagem ao mito do cinema
Cine Brasília (106/107 Sul). Hoje, das 16h às 18h e das 20h às 22h. Entrada franca. Classificação livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação