Diversão e Arte

Mostra do cinema europeu traz 14 obras de várias nacionalidades

Filmes da França e da China marcam mostra

Ricardo Daehn
postado em 09/05/2019 06:30

Filme chinês coproduzido com a França: Longa jornada noite adentro

É da França que vem o primeiro longa-metragem a ser apresentado, amanhã, no Cine Brasília (EQS 106/107), na tradicional Mostra do Cinema Europeu, que será estendida até o próximo dia 19, com direito a 14 sessões, sempre com entrada franca. O documentário O que estamos esperando? deixa clara uma das linhas da curadoria do evento: tratar de temas de impacto, como a renovação das fontes de energia. Precedido pelo curta croata O último poço, situado no ano de 2037, em meio à luta desmedida por água; o longa francês trata da era pós-petroleo, realidade para pequena cidade da Alsácia, com 2.200 habitantes.

A França, em produções próprias ou associada a coproduções, domina a extensa lista de longas que chegam ao circuito da capital, a partir de hoje. Quatro produções estão nos casos. Ator de Conquistar, amar e viver intensamente e Hipócrates, Vincent Lacoste estrela Amanda, filme de Mikha;l Hers que competiu na Mostra Horizontes do Festival de Veneza. Na trama, Lacoste é David, que, subitamente, deve passar a cuidar da sobrinha de 7 anos.

Noutra realidade dura, Longa jornada noite adentro, do chinês Bi Gan, trata de um crime cometido no passado e que, 12 anos depois, atordoa um homem. A fita concorreu à Mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes. Uma saga animal, por sua vez, domina a aventura A menina e o leão, filme de Gilles de Maistre (conhecido pelo drama de terrorismo Killer kid), que trata da amizade de uma menina com um raro exemplar de leão.

No elenco, Mélanie Laurent (Toda forma de amar) interpreta a mãe da protogonista vivida por Daniah De Villiers. Ainda na leva de fitas francesas, Varda por Agn;s traz um comovente retrato da vida e da carreira da mais idosa indicada ao Oscar, e que morreu em fins de março, aos 90 anos.

A morte, num prisma diametralmente oposto, é um dos elementos mais presentes no terror Cemitério maldito, outro filme que chega aos cinemas. Assinado pela dupla Kevin K;lsch e Dennis Widmyer, o longa revê um grande sucesso de 1989, adaptado da literatura de Stephen King, responsável por sucessos como O iluminado e Louca obsessão.
A menina e o leão é atração para todas as idades

Estrelado por Jason Clarke e John Lithgow, o filme mostra os aterradores eventos que acompanham a decisão por uma nova morada para a família Creed. Também atrelado a conexões entre famílias e parentescos, o longa Pokémon: Detetive Pikachu promete animar a criançada, num título assinado por Rob Letterman (diretor de filmes como As viagens de Gulliver). A nova aventura mostra um jovem que, cercado por Pokémons, tenta desvendar o sumiço do pai.

O cinema nacional também comparece em peso na relação de filmes que estreiam hoje em Brasília. A única ficção a entrar no circuito é o filme A quarta parede, o primeiro do diretor Hudson Senna, que também delimita a estreia de novos nomes para a sétima arte, entre os quais Tutty Mendes, que vive o protagonista da trama Teo ; ao lado dele, atores de uma famosa escola de audiovisual carioca.

O filme A quarta parede examina os bastidores de uma montagem teatral baseada em obra de Jean-Paul Sartre, o celebrado filósofo de obras como O ser e o nada e A náusea. Ao ser excluído do projeto teatral, um rapaz arquiteta um plano para confirmar sua capacidade e seu talento. Ainda no terreno nacional, dois títulos documentais chamam a atenção: Tunga, o esquecimento das paixões (de Miguel de Almeida) e, assinado pela dupla Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, Amazônia, o despertar da florestania. O último traz cunho ecológico e examina a atual situação da biosfera, enquanto Tunga revela as peculiaridades e as ideias do escultor e artista performático, morto há três anos.




Outros destaques


[

Mademoioselle Paradis
; De Barbara Albert. Com Maria-Victoria Dragus. Selecionado para os festivais de San Sebastián e Toronto, o longa é centrado em eventos reais, na Viena da segunda metade do século 18. Maria Theresia Paradis (Maria Dragas) é cega, desde pequena, mas, após tratamento, ganha esperanças de recuperar a visão. Um desgosto forte, entretanto, acompanhará a etapa de animação.



A vida de Diane
; De Kent Jones. Com Mary Kay Place e Estelle Parsons. Com produção de Martin Scorsese (Os infiltrados e Touro indomável), o longa revela a dura realidade da aposentada Diane, anulada pela eterna dedicação aos outros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação