Diversão e Arte

Wanderley Cardoso é convidado especial do projeto Sesc Tributos

O programa celebra a Jovem Guarda

Irlam Rocha Lima
postado em 09/05/2019 06:30

Wanderley Cardoso é a atração no Sesc da 504 Sul no projeto Tributo à Jovem Guarda

Reza a lenda que uma competição entre os cantores-galãs Jerry Adriani e Wanderley Cardoso movimentava os bastidores da Jovem Guarda, movimento que pôs a música brasileira em sintonia com o rock internacional, tendo os Beatles como principal referência. O fenômeno midiático teve como vitrine o programa comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, nas tardes de domingo, da segunda metade da década de 1960.

Além do interesse que demonstravam pelo iê-iê-iê e pelas canções românticas, os fãs dividiam a preferência em relação aos intérpretes desses gêneros, aos quais tomavam como ídolo; e incorporavam a seu vocabulário expressões como broto, carango, barra limpa, papo firme e ;é uma brasa, mora?;, usada por Roberto.

Seis décadas depois, aquele som ainda reverbera, desperta a atenção de artista das novas gerações da MPB e mantém em atividade os participantes do movimento. Wanderley Cardoso, por exemplo, continua a fazer show por todo o país. Ele é o convidado especial do projeto Sesc Tributos que, neste fim de semana, celebra a Jovem Guarda.

A programação na unidade da 504 Sul tem início amanhã, quando a cantora brasiliense Célia Rabelo homenageia Wanderléa. Ligada à MPB, Célia vai mostrar outra faceta de sua arte, ao interpretar clássicos do legado da Ternurinha, como Foi assim, Pare o casamento, Prova de fogo e, claro, Ternura ; o maior hit.

Wanderley, que faz show neste sábado, no mesmo horário, lembra que, em outros tempos, se apresentou em Brasília. ;Estou na maior expectativa para reencontrar o público da capital, que sempre me prestigiou. Neste show vou cantar canções que foram marcantes em minha carreira, como Doce de coco, Meu amor brigou comigo, Não posso controlar meu pensamento, Pra sempre te amarei e Querida. Obviamente, não pode ficar de fora do repertório Bom rapaz, certamente o meu grande sucesso;, destaca.

O cantor faz questão de explicar que a rivalidade entre ele e Jerry Adriani não existia. ;Isso foi jogada de marketing de Genival Melo e Othon Russo, nossos empresários naquela época. Nós éramos amigos e o Jerry, inclusive, foi meu padrinho de casamento. Fiquei tristíssimo quando ele morreu, em abril de 2017;.

Com relação à Jovem Guarda, o artista que integrou o grupo Adoráveis Trapalhões, ao lado de Renato Aragão, Ivon Cury e Ted Boy Marino, em programa da TV Record, diz que guarda as mais doces recordações. ;Era um tempo em que o Brasil parava no final das tardes de domingo para nos assistir. Eu fico emocionado quando ouço Jovens tardes de domigo, composta por Roberto Carlos, que fala daquele período;.

Tributo à Jovem Guarda

Shows de Célia Rabelo, amanhã, às 20h; e de Wanderley Cardoso, sábado, no mesmo horário, na unidade do Sesc da 504 Sul. Entrada franca. Retirada de ingressos uma hora antes do início do show. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação