Diversão e Arte

Banda Sabor de Cuba se apresenta no Espaço Cultural do Choro

Estarão no repertório ritmos como o son cubano, salsa, mambo, merengue rumba, cumbia, reggaeton

Irlam Rocha Lima
postado em 11/05/2019 06:30
A banda Sabor de Cuba se apresenta em Brasília há cinco anos

Reconhecida nacional e internacionalmente como um celeiro musical, Brasília, generosamente, acolhe quem chega de fora para, aqui, dar início ou continuidade à trajetória artística. Instrumentistas, cantores e grupos, originários de outras regiões do país e mesmo do exterior, encontram na capital espaço para mostrar o trabalho que realizam.
A banda Sabor de Cuba, por exemplo, desde que chegou à cidade, há cinco anos, tem recebido manifestações de apreço e admiração das pessoas que assistem a suas apresentações, sejam em festas particulares, eventos corporativos, shoppings ou, casas noturnas. Neste sábado (11/5), às 21h, o grupo faz show no Espaço Cultural do Choro.
Criado pelo percussionista e vocalista Félix Valoy Jr., o Sabor de Cuba tem direção musical do cantor e compositor Gumercindo Reyes Aguilera, e conta em sua formação com Hector Hernandez Lores (voz), Ofélia Marin Gonzalez (flauta), Breno Pereira Batista (trombone), Wellison Klever (trompete), Manuel Rodrigo Urbano (piano), Léo Torres ( da Costa (baixo), Ricardo Vieira (timbale).

"Nesse show no Clube do Choro, um dos locais onde mais nos apresentamos em Brasília, vamos fazer uma mostra de ritmos tradicionais e contemporâneos de Cuba, com interpretações que celebram as origens, mas também assimilam o novo;, explica Felix Valoy Jr, filho de Felix Valoy, músico que integrou o Buena Vista Social Club.

Son cubano

Ele diz que o público vai poder curtir ritmos como o son cubano, salsa, mambo, merengue rumba, cumbia, reggaeton. "O son cubano, principal esteio rítmico da salsa, teve origem na área rural da parte oriental de Cuba, em meados do século 17, marcado pela influência das cadências hispânicas, francesas e africanas;, destaca Gumercindo Reyes. ;A salsa, que nasceu nos cabarés cubanos, na década de 1940, é uma mescla de vários temperos musicais, que significa molho em português;, acrescenta.

Músico, cantor, compositor e arranjador, Gumercindo Reyes, nascido em Holguín (Cuba) é um mestre do três cubano instrumento que três pares de cordas. Bacharel em música pela Escuela Nacional de Artes de Havana, foi professor de música e teoria musical durante sete anos, em conservatório provincial de Holguin. Em seu país, foi vinculado a orquestras e conjuntos musicais, que lhe permitiram se apresentar em palcos da Europa e vários países das américas. Em Brasília há cinco anos, se juntou a Felix Valoy Jr., para formar o Sabor de Cuba. Professor de cubano, violão, teoria, solfejo e harmonia, faz parte também da orquestra Cubania, da qual é arranjador.
O Sabor de Cuba, no show de hoje investe num repertório variado que inclui músicas de integrantes do Buena Vista Social Club, como Compay Segundo e Omara Portuondo; de outros nomes de destaque da música tradicional cubana e Nueva Trova, entre os quais Celia Cruz, Benny More e Trio Motanori; do colombiano Maluma e dos brasileiros Roberto Carlos e Tim Maia.

Sabor de Cuba

Show do grupo neste sábado, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães).Ingressos R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação