O quarto álbum do grupo Boogarins, que faz show em Brasília neste domingo (12/05), está disponível nas plataformas digitais. Sombrou dúvida é composto por dez faixas exclusivas, a maioria gravada em Austin (EUA). A banda começa neste fim de semana a turnê de lançamento do novo trabalho em Goiânia (no sábado) e Brasília (no domingo). "Estamos mais ansiosos para viver o disco do que para lançá-lo em si", conta o vocalista Dinho Almeida em entrevista ao Correio.
"Desde o nosso segundo álbum temos seguido isso de aproveitar uma pausa da turnê para começar a gravar o álbum", explica o músico. "Sinto que estamos mais aguçados para experimentar e isso tem um resultado claro nas texturas, no tamanho das músicas". Para ele, é possível perceber que a lírica e a sonoridade do grupo estão diferentes dos primeiros discos. O grupo também aprimorou o improviso, forma de valorizar o sentimento e transformá-lo em música.
"Tanto no álbum anterior como neste agora o som é superficialmente mais sombrio ou tenso, é muito sobre isso, sobre o momento que a gente vive ser mais denso", reflete Dinho. Os sentimentos individuais ganham voz nas faixas que buscam guiar o ouvinte, ajudá-lo a lidar com as emoções mais negativas ou complexas. "Fazer esse retrato é politico, o retrato desse cidadão nesse cenário caótico", reflete o vocalista. "A gente usa a música como instrumento de trabalhar novos sentimentos desses novos tempos e novas situações dificeis"
Experiência internacional
As plantas que curam, primeiro EP da banda, foi lançado de forma independente e chamou atenção da Other Music, gravadora americana com a qual os meninos gravaram o primeiro álbum, também com o mesmo nome. Esse intercâmbio cultural possibilitou que a Boogarins passe por turnês na Europa, Estados Unidos e outros países da América Latina.
Palcos como o do Rock in Rio Lisboa, o do Primavera Sounds (em Barcelona) e o Coachella já receberam os goianos. O álbum Manual, ou guia livre de dissolução dos sonhos, segundo da carreira lançado em 2015, rendeu uma indicação de Melhor álbum de rock em língua portuguesa no Grammy Latino. "Nosso exercício no palco é criar um sentimento comum", admite Dinho. "É um puta privilégio conhecer outros lugares, pensar em outras realidades"
Brasília
A Boogarins se apresenta neste domingo (12/05) na Cervejaria Criolina, a partir das 19h. O grupo já visitou a capital algumas vezes e Dinho relembra experiências anteriores: "Brasília é sempre muito quente. Esperamos muito que a galera curta, estamos trazendo um show com bastante música nova mas algumas antigas também, para não deixar ninguém triste ou bravo", brinca. "Espero que o público esteja aberto para coisas novas e para fazer esse momento especial"
O ingresso antecipado sai por R$ 30 e pode ser adquirido no Sympla. O evento não é recomendado para menores de 18 anos.
Serviço
Boogarins - Show de lançamento
Cervejaria Criolina (SOF Sul, Qd. 1)
Domingo, às 19h. Ingressos à venda pelo Sympla por R$ 30. Não recomendado para menores de 18 anos.