Diversão e Arte

Semana da Europa em Brasília tem encerramento com grande concerto

O Concerto de Encerramento, dividido em três partes, será apresentado às 20h, no Cine Brasília, pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob a regência do maestro francês Benoit Fromanger

Irlam Rocha Lima
postado em 14/05/2019 07:22
Com o maestro francês Benoit Fromanger, Semana da Europa chega ao fim hoje
Com um concerto clássico, chega ao final hoje a programação da 15; edição da Semana da Europa na capital, que ocorre em Brasília desde o último dia 4. Eventos diversos ligados a música, cinema, gastronomia e esporte vêm sendo promovidos pela Associação dos Institutos Culturais, embaixadas e consulados de países da União Europeia e Delegação da União Europeia no Brasil.

O Concerto de Encerramento, dividido em três partes, será apresentado às 20h, no Cine Brasília, pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob a regência do maestro francês Benoit Fromanger. No espetáculo, há participação de Wojciech Waleczek, pianista polonês, e Bruno Borralhinho, violoncelista português.

Do programa constam obras de três renomados compositores daquele continente. Carnaval, do tcheco Antonin Dvorak, representante icônico da Era Romântica, foi escolhida para a abertura. Em seguida, o público ouvirá Piano Concerto em C Maior, K 467, do austríaco Wolfang Amadeus Mozart, expoente do período clássico, tendo Waleczek como solista. Por fim, a orquestra interpretará Don Quixote, do alemão Richard Strauss, outro nome destacado da Era Romântica. O solo ficará por conta de Borralhinho.

Nascido na capital francesa, Benoit Fromanger estudou música e flauta no Conservatório de Paris. Antes de se tornar maestro, foi, por 10 anos, solista da Orquestra da Ópera Nacional de Paris e, mais tarde, da Orquestra da Rádio Bávara. Como regente, apresentou-se em diversos festivais e concertos, dirigindo a Orquestra Metropolitana de Montreal. Com passagem por sinfônicas na Eslovênia, Suíça e Belo Horizonte, entre 2011 e 2018, foi diretor musical e maestro da Orquesta Sinfônica de Buccareste.

Irretocável

Reconhecido internacionalmente como pianista de performance irretocável, Wojciech Waleczek, nacido em 1980, tem feito elogiada carreira na Europa, Ásia, África e nas Américas. Pela Academia de Música de Bydgoszcz (Polônia), recebeu os graus de Doutor em Artes. Em 2017, recebeu, do Ministério da Cultura e do Patrimônio Histórico da Polônia, a condecoração de Honra Meritória da Cultura Polonesa.

Diretor do artístico do Ensemble Mediterrain (grupo de música de câmara), Bruno Borralhinho é membro da Orquestra Filarmônica de Dresden (Alemanha).Violoncelista e maestro, ele tem se apresentado com a Orquestra Sinfônica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Clássica da Madeira, entre outras. Dos prêmios que conquistou o mais importante foi o da Violoncello Foundation de Nova York, em 2016.

Para o maestro Cláudio Cohen, a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, no concerto de encerramento da Semana da Europa, é importante sob vários aspectos. ;A orquestra vai, mais uma vez, mostrar sua competência ao executar peças europeias de concerto, com a assinatura de Strauss, Dvorak e Mozart, mestres da música clássica universal;, destaca.


Semana da Europa
Concerto de Encerramento com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob a regência do maestro francês Benoit Fromanger, tendo como solistas o pianista polonês Wojciech Waleczek e do violoncelista português Bruno Borralhinho. Hoje, às 20h, no Cine Brasília (entrequadra 106/107 Sul), Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação