Publicidade

Correio Braziliense

Violonista e compositor Josué Costa se apresenta no Clube do Choro

Repertório do CD Luando, de 2015, e um DVD, de 2016, farão parte do show


postado em 22/05/2019 06:00

Josué Costa é piauiense e interpretará as composições do CD Luando(foto: Shisleny Lopes/Divulgação)
Josué Costa é piauiense e interpretará as composições do CD Luando (foto: Shisleny Lopes/Divulgação)
Com 15 anos de carreira, o violonista, compositor  e arranjador piauiense Josué Costa possui uma considerável bagagem musical. Mesmo assim, ele esteve em Brasília em abril último para participar da oficina de Marco Pereira, parte da programação de 1º Encontro Internacional de Choro (Eicho), comemorativo dos 20 anos da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabelo.

Durante a estada na capital, o diretor do evento Henrique Santos Neto, que já conhecia o trabalho de Josué, pela internet, o convidou para se apresentar em projeto do Clube do Choro. Nesta quarta-feira, às 21h, ele ocupa o palco do Espaço Cultural do Choro com um show em que tem a companhia do também violonista Fernando César. Há, ainda, a participação da cantora piauiense Myrian Eduardo.

“Nesse show, vou mostrar músicas autorais, registradas no CD Luando, que lancei no Teatro Eva Hertz da Livraria Cultura do shopping Iguatemi, aí na capital, em 2015; e do DVD que gravei com Paulo Dantas (contrabaixo) e Bruno Moreira (bateria), lançado em 2016”, anuncia. “Mas há uma outra parte do repertório em que estão reunidas composições de Edu Lobo, Waldir Azevedo, Dilermando Reis, João Pernambuco e Alencar 7 Cordas e do Fernando César”, acrescenta.

Josué era adolescente, em 2001, quando começou os estudos de violão no Instituto Cultural Santa Rita — Música para Todos, em Teresina. Três anos depois, ao participar do 1º Festival Nacional de Violão do Piauí (Fenavipi), classificou-se em primeiro lugar. “Foi a primeira premiação que recebi, e aquilo ficou guardado em minha memória”.

Em 2009, no Festival Cultural de Oieras, em seu estado natal, o violonista esteve lado a lado em recital com um dos seus ídolos, o violonista e compositor carioca Guinga. Já com a carreira consolidada, em 2012, ele foi diretor artístico da oitava edição do Fenavipi. “No Luando, meu álbum de estreia, inclui 10 temas autorais, em que explorei ritmos diversos, do choro ao frevo”, lembra.

“O lançamento do Luando ocorreu na Mostra Sesc Amazônia das Artes, em 2014, na qual fui o representante do Piauí. E também em seis capitais brasileiras — incluindo Brasília— com o apoio da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura”, relata o instrumentista.

Entre os objetivos de Josué estão estabelecer contato e interação com  jovens instrumentistas e estimular a formação de público, com a música piauiense e brasileira: “Estou na maior expectativa em relação a esse show no Clube do Choro de Brasília, espaço tão importante para a música brasileira, quanto o Blue Note, em Nova York, para o jazz norte-americano”, afirma.

Josué Costa
Show do violonista e compositor piauiense, acompanhado pelo violonista brasiliense Fernando César, e participação da cantora Myrian Eduardo, quarta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao do lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade