Diversão e Arte

Violonista e compositor Josué Costa se apresenta no Clube do Choro

Repertório do CD Luando, de 2015, e um DVD, de 2016, farão parte do show

Irlam Rocha Lima
postado em 22/05/2019 06:00
Josué Costa é piauiense e interpretará as composições do CD LuandoCom 15 anos de carreira, o violonista, compositor e arranjador piauiense Josué Costa possui uma considerável bagagem musical. Mesmo assim, ele esteve em Brasília em abril último para participar da oficina de Marco Pereira, parte da programação de 1; Encontro Internacional de Choro (Eicho), comemorativo dos 20 anos da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabelo.

Durante a estada na capital, o diretor do evento Henrique Santos Neto, que já conhecia o trabalho de Josué, pela internet, o convidou para se apresentar em projeto do Clube do Choro. Nesta quarta-feira, às 21h, ele ocupa o palco do Espaço Cultural do Choro com um show em que tem a companhia do também violonista Fernando César. Há, ainda, a participação da cantora piauiense Myrian Eduardo.

;Nesse show, vou mostrar músicas autorais, registradas no CD Luando, que lancei no Teatro Eva Hertz da Livraria Cultura do shopping Iguatemi, aí na capital, em 2015; e do DVD que gravei com Paulo Dantas (contrabaixo) e Bruno Moreira (bateria), lançado em 2016;, anuncia. ;Mas há uma outra parte do repertório em que estão reunidas composições de Edu Lobo, Waldir Azevedo, Dilermando Reis, João Pernambuco e Alencar 7 Cordas e do Fernando César;, acrescenta.

Josué era adolescente, em 2001, quando começou os estudos de violão no Instituto Cultural Santa Rita ; Música para Todos, em Teresina. Três anos depois, ao participar do 1; Festival Nacional de Violão do Piauí (Fenavipi), classificou-se em primeiro lugar. ;Foi a primeira premiação que recebi, e aquilo ficou guardado em minha memória;.

Em 2009, no Festival Cultural de Oieras, em seu estado natal, o violonista esteve lado a lado em recital com um dos seus ídolos, o violonista e compositor carioca Guinga. Já com a carreira consolidada, em 2012, ele foi diretor artístico da oitava edição do Fenavipi. ;No Luando, meu álbum de estreia, inclui 10 temas autorais, em que explorei ritmos diversos, do choro ao frevo;, lembra.

;O lançamento do Luando ocorreu na Mostra Sesc Amazônia das Artes, em 2014, na qual fui o representante do Piauí. E também em seis capitais brasileiras ; incluindo Brasília; com o apoio da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura;, relata o instrumentista.

Entre os objetivos de Josué estão estabelecer contato e interação com jovens instrumentistas e estimular a formação de público, com a música piauiense e brasileira: ;Estou na maior expectativa em relação a esse show no Clube do Choro de Brasília, espaço tão importante para a música brasileira, quanto o Blue Note, em Nova York, para o jazz norte-americano;, afirma.

Josué Costa
Show do violonista e compositor piauiense, acompanhado pelo violonista brasiliense Fernando César, e participação da cantora Myrian Eduardo, quarta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao do lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação