Publicidade

Correio Braziliense

Planaltina recebe a 2ª edição do Sarau Cultural do Interior

O evento tem programação até agosto


postado em 23/05/2019 18:00 / atualizado em 23/05/2019 18:03

O Quinteto Nacional iniciou os trabalhos deste ano(foto: Sarau Cultural no Interior/ Divulgação)
O Quinteto Nacional iniciou os trabalhos deste ano (foto: Sarau Cultural no Interior/ Divulgação)
 
Planaltina recebe pela segunda vez o Sarau Cultural no Interior. A iniciativa ocorrerá de maio a agosto e contará com 15 apresentações, que vão desde o caipira até o clássico. “A gente quis resgatar desde a música de raiz até as árias de ópera. A função é democratizar a cultura e formar a platéia aqui em Planaltina”, afirma Beatriz Borges Guimarães. As apresentações serão no  Instituto de Ação Comunitária, mais conhecido como Casa de Idosos (IAC), nas escolas públicas e na Igreja de São Sebastião. A estreia ocorreu na quarta-feira (22/5), com a apresentação do Quinteto Nacional, no Centro de Ensino nº 1.

A iniciativa deste ano, diferentemente da edição passada, não contará com a parte literária, apenas a musical. A literatura fica por conta de um projeto derivado da edição passada do Sarau, a Associação Planaltinense de Letras, levará literatura para a comunidade e passará por 20 escolas. Já a música fica por conta do regente, professor de música e violinista Thiago Francis.

“O Sarau Cultural no Interior é um projeto que visa à promoção do acesso à cultura nos seus mais diversos níveis e o intercâmbio entre os artistas. Além de colaborar para a democratização da música, ele desperta, incentiva e resgata o gosto pela música pela comunidade. Por meio do projeto queremos formar plateia e novos músicos, e oportunizar um espaço aos artistas, valorizando e resgatando seus trabalhos.”, observa Thiago Francis via assessoria.

Com várias atrações regionais, o Sarau deste ano contará com mais diversidade musical, como a catira de Planaltina, o frevo, o cavaquinho e o chorinho. Além da apresentação do violeiro Roberto Corrêa, que é uma das atrações.

A região administrativa não possui grandes espaços artísticos e culturais, assim a cidade foi escolhida pela idealizadora. “Planaltina não tem teatro, não tem cinema, não tem equipamento cultural e, além disso, o IAC fica em Planaltina”, revela a escritora do projeto.

“Planaltina é uma cidade carente de iniciativas culturais. O nosso objetivo é democratizar a cultura. As práticas musicais são atividades dinâmicas e colaborativas. Temos que instigar a formação de novos músicos, abrir os olhos e ouvidos para os diversos estilos musicais e precisamos valorizar as nossas raízes. Não podemos deixar que a catira e a música caipira, por exemplo, desapareçam”.

Programação do Sarau Cultural no Interior 2019


Maio
Dia 22 – Quinteto Nacional  (Centro de Educacional 1)
Dia 29 – Quarteto de Cordas e Quarteto D’archet (Centro de Ensino Médio 2)

Junho
(Nas escolas)
Dia 05 – Quarteto de Saxofone
Dia 12- Quinteto feminino de cordas
Dia 19 – Duo Soprano e Tenor
Dia 26 – Quinteto Ybytu

(No IAC)
Dia 14 – Regional do Choro
Dia 21 – As Merceditas – Grupo de mulheres em homenagem à Mercedes Sosa
Dia 28 – Duane e banda

Julho
(No IAC)
12 – Duo Cardenas
19 – Banda Mosg
26 – Cleiton e banda

Agosto
(Na Igrejinha)
Dia 09 – Música Barroca
Dia 16 – Roberto Corrêa
Dia 23 – Igrejinha – Duo Harpa e Oboé

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade