postado em 27/05/2019 04:08
Você conhece a origem da palavra baderna?
No dicionário, a palavra significa o mesmo que confusão, tumulto e desordem. O verbete, exclusivo do Brasil, ganhou esse sinônimo graças a bailarina italiana Marietta Baderna. Em suas apresentações, a moça provocava reações exacerbadas na plateia.
Vinda refugiada para o Brasil, Marietta Baderna foi contratada pelo Teatro São Pedro de Alcântara (Rio Grande do Sul, Porto Alegre) em 1849. Lá, pôde dar continuidade à carreira de sucesso que realizava na Itália.
Na época, o Brasil mantinha legalmente mão de obra escrava. A arte produzida pelos negros era rejeitada pela sociedade conservadora e escravista.
De alma liberal, Baderna se envolveu com o lundu, dança de origem africana praticada por escravos. A bailarina, então, incorporou elementos da arte afrobrasileira nos seus passos
da dança clássica.
Ao aproximar a dita alta cultura ao povo, criou furor. Os admiradores de Baderna gritavam o nome dela e provocavam uma grande balbúrdia nas salas frequentadas pela elite.
Não demorou até que Baderna fosse boicotada pelos espetáculos no Brasil e seu nome fosse usado pejorativamente para designar a agitação de populares em reação à arte da rua.