postado em 28/05/2019 04:10
A queda de um avião de pequeno porte colocou fim à carreira de Gabriel Diniz, 28 anos, no começo da tarde de ontem. A aeronave em que ele e dois pilotos estavam saiu de Salvador (BA) com destino a Maceió (AL), mas caiu em uma região de manguezal no povoado Porto do Mato, município de Estância, sul de Sergipe. Gabriel havia feito um show em Feira de Santana (BA), no domingo, e antecipou a viagem para Maceió a fim de comemorar o aniversário da noiva, Karoline Calheiros.
Além do cantor, foram identificados os corpos de Linaldo Xavier, amigo do forrozeiro, e Abraão Farias, que comandavam o monomotor Piper com prefixo PT-KLO e eram diretores do Aeroclube de Alagoas.
A produtora do artista divulgou nota de pesar pela morte do artista: ;A Luan Promoções, familiares, fãs, amigos e equipe estão todos muito abalados com esta triste notícia que pegou todos de surpresa (;). Sua alegria estará para sempre em nossos corações! Não deixaremos perder a sua irreverência jamais, você conquistou uma nação com o seu trabalho e carisma!”.
Carreira
Gabriel Diniz é natural de Campo Grande (MS), mas começou a carreira em João Pessoa. Aos 17 anos, foi vocalista da banda de forró Capim com mel. Aos 19, passou a ter a carreira gerenciada pela Luan Promoções e Eventos (que traballha com artistas como Wesley Safadão e Luan Santana) e deu mais um passo frente ao reconhecimento com o grupo Forró e Farra. Gabriel tomou conta dos vocais da Cavaleiros do Forró entre 2010 e 2011, antes de começar a carreira solo.
O cantor conta com seis álbuns lançados: GD at the Park (Ao Vivo) (2016), GD live (Ao Vivo) (2016), GD Verão (2016), GD (2017), Gabriel Diniz Na Ilha (Ao Vivo) (2018) e À Vontade (2019). Diniz tornou-se conhecido por ser um dos grandes representantes do forronejo: cantava originalmente forró, mas transitava com facilidade pelo sertanejo, o que lhe rendeu algumas parcerias com artistas incluindo Jorge & Mateus, Maiara & Maraísa, Léo Santana, entre outros.
Dono de uma simpatia contagiante, Gabriel tinha entre os maiores sucessos Acabou, acabou (com Wesley Safadão), Paraquedas (com Jorge & Mateus) e Safadezinha, além da imbatível Jenifer, que acumula mais de 60 milhões de reproduções no Spotify e foi uma das canções de maior sucesso do carnaval deste ano.
O maior sucesso
Jenifer foi originalmente escrita para Gusttavo Lima, de quem Gabriel comprou a exclusividade da canção. Ele lançou a canção em setembro de 2018, e alcançou fama nacional com a letra descontraída, que falava sobre um relacionamento que começou em um aplicativo de namoro.
O clipe, estrelado por Mariana Xavier, impressionou ao trazer uma protagonista e par romântico do cantor fora dos padrões estéticos. ;Poderia ser uma bobagem e poderia ser só mais um hit vazio, como muitos que a gente já viu, mas está trazendo uma mensagem subliminar, que pode transformar de fato a vida de muitas pessoas. Não é brincadeira, a sensação de inadequação mata as pessoas;, disse a atriz, em entrevista ao Correio, em janeiro deste ano.
No YouTube, o vídeo ultrapassou 230 milhões de visualizações. Com o estouro da música, Gabriel tinha a agenda de shows lotada e se apresentaria em diferentes festas juninas do país neste ano. O clipe de anúncio do São João 2019 de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, seria lançado nesta segunda com participação do forrozeiro.
Sertanejo lamenta
Gabriel Diniz era um dos maiores destaques do forronejo. O novo ritmo ganhou impulso nos últimos anos e reúne dois estilos tradicionais do Brasil e batidas eletrônicas. Com um pé no sertanejo, ele se junta a outros cantores do gênero que se foram cedo, vítimas de acidente.
Em 1997, um grande nome do sertanejo morreu aos 34 anos. João Paulo, antigo parceiro do músico Daniel, estava em um acidente de carro fatal, quando retornava de um show em São Caetano do Sul, São Paulo. João Paulo & Daniel construíram uma carreira de sucesso por quase duas décadas. Após a morte do parceiro, Daniel seguiu em carreira solo e ainda se apresenta.
Uma das tragédias mais recentes da música sertaneja foi em 2015, quando morreu o também jovem Cristiano Araújo, aos 29 anos. O cantor entrou na cena musical em 1995, mas o auge da carreira demorou a chegar. O sucesso foi estrondoso e o músico chegou a receber um dos cachês mais altos do Brasil. Ele foi mais um que morreu em um acidente automobilístico em uma estrada goiana.
*Estagiários sob supervisão de Igor Silveira
Em Brasília
A última vez que Gabriel Diniz esteve em Brasília foi em março deste ano e se apresentou no sábado carnavalesco, com o hit de carnaval Jenifer. Uma curiosidade: o clipe Jenifer tem um toque brasiliense, já que o vídeo foi dirigido pelo candango Bruno Fioravanti. Em cena, um dos objetos chamou a atenção. O músico veste uma camiseta estampada (foto ao lado) criada pela marca brasiliense Use na Praia. Depois de vestir o músico, a roupa foi procurada pelos fãs do músico e foi sucesso de vendas.
Ao Correio+ , a sócia da marca Helen Morais Damas lamentou a morte do músico e lembrou sobre o caso da roupa. Ela presenteou Gabriel Diniz no camarim para um show que ele fez em agosto de 2018. Mas ela não contava que o sertanejo fosse adorar a camiseta e vestir ali mesmo. Com o lançamento de Jenifer, outra surpresa para a empreendedora: Diniz está vestindo a peça no videoclipe.
;Foi um sucesso, a marca ficou em evidência depois do vídeo. Muita gente entrando no site para comprar a camisa;, recorda-se Helen. ;Para nós, é muito triste receber uma notícia dessa. Era uma pessoa com uma vida toda pela frente;.