A banda brasiliense de música instrumental Aiure entra em um novo momento da carreira com o lançamento do EP Salta-fogo. Disponível desde o último dia 22 nas plataformas digitais, o álbum marca uma mudança de sonoridade do trio composto por Lucas Pacífico, Gabriela Ila e Renan Magão. Isso porque Salta-fogo é visto como um contraponto ao disco homônimo do grupo lançado em 2018.
;O álbum que a gente lançou no ano passado é bem mais pesado, mais visceral, mais ;bad vibe;. Ele tem alguns momentos de ;good; (vibe) e mais leves, que foram nas horas em que a gente colocou a viola caipira. São momentos no finalzinho em que rolam minimúsicas com a viola caipira. A gente gostou muito de fazer isso, de fazer uma transição entre um som pesado e denso para o leve. Como se a tempestade estivesse passado;, lembra Gabriela Ila.
Assim, o trio decidiu substituir a guitarra, característica de outrora, pela viola caipira e tornar os outros instrumentos mais crus, com um piano e uma bateria mais orgânicos e com a presença de alguns sintetizadores. Além da sonoridade ter passado por uma mudança, o conceito do EP também é completamente diferente. Ele vem de momentos pessoais e íntimos dos integrantes da banda.
;Esse é um EP que tem motivos muito sentimentais para cada um de nós. Na capa é uma foto da filha do Magão. Salta-fogo é o nome da chácara em que o Pacífico cresceu e teve os primeiros contatos com a música, com a viola caipira, em um rolê bem sertanejo. Acho que o EP toca nessa parte da memória, da infância. É nostálgico para nós. Bate lá dentro;, conta. Em relação à própria vivência, a pianista explica que, no álbum, está muito mais ligada a escolha dos nomes das músicas.
Relação com as cores
Amarelaura, Ocre, Laranja lima, Magenta rainha e Vermelho salta-fogo são títulos dados por Gabriela Ila e representam a ideia da musicista em torno da relação entre o som e a cor, em uma espécie de sinestesia. ;Desde que comecei a tocar piano, eu associo as músicas com as cores. Como a viola caipira está afinada em ré maior, na minha cabeça, são tons mais quentes;, explica. Daí os nomes inspirados em uma paleta mais solar.
As cores, inclusive, terão um papel primordial no show de lançamento do álbum, que será na quinta-feira, na Cervejaria Criolina, uma semana após a divulgação do EP nas plataformas digitais. Elas estarão no cenário da apresentação, mostrando a diferença da paleta de cores na trajetória musical da banda.
O show começará com as faixas do disco de 2018, que são mais associadas as cores frias, e depois seguem para as canções do novo EP, essas sim mais quentes. ;Vai ser um show muito maneiro, porque a gente contratou um iluminador que vai colocar as cores exatas de cada música desde o começo. Vamos fazer essa transição do azul escuro para o amarelo. Acho que vai ser bem legal e é algo que nunca fizemos antes;, revela Gabriela.
SERVIÇO
Salta-fogo
Independente, 5 faixas. Disponível nas plataformas digitais.
Lançamento do EP Salta-fogo
Cervejaria Criolina (SOF Sul, Qd. 1, Cj. B, Lt. 6). Em 30 de maio (quinta-feira), às 20h. Show de lançamento do EP Salta-fogo da banda Aiure. Entrada: A partir de R$ 5 (quanto vale o show? os presentes podem escolher o valor do ingresso). Não recomendado para menores de 18 anos.