Irlam Rocha Lima
postado em 02/06/2019 06:30
Hamilton de Holanda vive uma fase altamente produtiva como compositor. O resultado disso são os frequentes discos que tem lançado, com o registro de temas autorais. O mais recente é o Harmonize, que gravou o quarteto do qual, além dele, fazem parte Daniel Santiago (violão 7 cordas), Edu Ribeiro (bateria) e Thiago Espírito Santo (baixo). Há ainda a participação do acordeonista Mestrinho.
;Na música, a gente sempre procura o acorde que harmonize com a melodia. O nome desse novo trabalho partiu daí, da criação de uma música que desenvolvi durante 31 dias. Fiz um acorde por dia que significa a harmonia daquele momento. Inicialmente era um estudo, depois acabou virando uma composição;, explica o bandolinista.
Gravado no estúdio Da Pá Virada, em São Paulo, com engenharia de áudio de Thiago Rabello e André Dias, Harmonize teve todo o processo de criação registrado em audiovisual. A direção e edição de imagens é de Dani Gurgel, e a masterização, de André Dias. Hamilton e o empresário dele, Marcos Portinari, dividiram a direção artística.
O 38; álbum do artista brasiliense, lançado inicialmente em todos os aplicativos de música, com distribuição digital da Altofalante, terá também formato físico, que sairá em breve. O repertório traz 10 faixas, como Canto da seriema, Tamanduá, Chama, Samba blues e a que dá o nome ao trabalho. Tá, que abre o repertório, ele compôs em parceria com Thiago da Serrinha, multi-istrumentista da orquestra do Baile do Almedinha, espécie de gafieira que Hamilton realiza no Circo Voador, no Rio de Janeiro.
Segundo o bandolinista, a gravação de álbum deve ser como na vida real. ;É um processo de aperfeiçoamento e desapego. Depois dos meus últimos lançamentos, homenageando Jacob do Bandolim, no centenário do mestre (caixa com quatro discos intitulada Hamilton de Holanda toca Jacob do Bandolim), Milton Nascimento (Casa de Bituca) e Chico Buarque (Samba de Chico), veio a vontade de fazer um disco autoral;, conta o músico.
Da safra atual, há temas compostos em vários momentos. ;Eu me dedico à composição de forma quase obsessiva. Pratico diariamente e assim vão surgindo as músicas. As do Harmonize são de vários períodos. Há algumas que trouxe de lançamentos anteriores, como Tamanduá, que veio do Brasilianos 2, de 2008; e Tá, do Bossa negra, de 2010. Todas as outras são inéditas e feitas nos últimos quatro anos;, comenta.
A primeira vez que Hamilton tocou com o quarteto foi no ano passado, num show na Avenida Paulista, em São Paulo, num espaço aberto. ;Depois daquela apresentação, decidi gravar alguma coisa com Daniel Santiago (ex-integrante do Brasilianos), Edu Ribeiro e Thiago Espírito Santo. Antes, havia tocado com todos eles, e temos um grande entrosamento;, justifica.
Harmonize vai ser lançado numa série de shows do quarteto. ;O primeiro é no dia 8 próximo, no Palco Tom Jobim (Pier Mauá) pela primeira edição do Rio Montreux Jazz Festival. Depois iremos a Belo Horizonte (dia 9), Ribeirão Preto (dia 15) e, finalmente, no dia 20, quando participaremos do Festival de Jazz de Rio das Ostras;, anuncia. ;Estaremos em Brasília em 3 de agosto para tomar parte do festival CoMa;, completa.
Harmonize
CD de Hamilton de Holanda Quarteto com 10 faixas em Mp3. Lançamento em todos os aplicativos de música, com distribuição digital da Altofalante.