Diversão e Arte

Nove brasilienses estão na programação do evento Rio Montreux

Evento internacional será realizado de quinta-feira a domingo no Rio de Janeiro

Irlam Rocha Lima
postado em 03/06/2019 06:10
O Face Musical Quarteto é uma das atrações, com os candangos Larissa Umaytá, Victor Angelas, Márcio Marinho e o baixista goiano Bruno Rejan
Músicos brasilienses têm, frequentemente, marcado presença em festivais instrumentais no Brasil e no exterior. Nada mais natural, portanto, que nove deles estejam escalados para tomar parte na programação do Rio Montreux Jazz Festival, de quinta-feira a domingo no Rio de Janeiro.

Com direção artística de Marco Mazzola, e tendo como organizadores Cláudio Romeno e Gaetano Lops, o evento internacional reunirá representantes de várias regiões do país e de outros continentes, que se apresentarão nos palcos Tom Jobim, Villa-Lobos e Ary Barroso (Praça Mauá); e Pixinguinha (Parque Madureira).

As atrações internacionais serão Al Di Meola Acoustic Trio, Steve Vai, The Stanley Clarke Band, John Scofield, Chucho Valdés e Irakere. Entre os nacionais, destacam-se Ivan Lins, Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Carlos Malta, Pedro Martins, Andreas Kisser além dos cantores Roberto Frejat, Zeca Baleiro e das cantoras Maria Rita e Pitty.

Brasília estará representada por André Vasconcellos (contrabaixo), Daniel Santiago (violão), Rogério Caetano (violão 7 cordas), Gabriel Grossi (gaita), Larissa Umaytá (pandeiro), Márcio Marinho (cavaquinho), Victor Angeleas (bandolim), que se juntam aos citados Hamilton de Holanda (bandolim) e Pedro Martins (guitarra e violão).

Os primeiros músicos candangos a se apresentar no Rio Montreux Jazz Festival são o gaitista Gabriel Grossi e o violonista Rogério Caetano. Eles são convidados especiais do acordeonista Marcelo Caldi, para o tributo a Luiz Gonzaga, quinta-feira, no Palco Pixinguinha. Sérgio Machado participa de importantes festivais de jazz como o North Sea Jazz Festival em Rotedan (Holanda), Perugia Jazz Festival (Itália) e Rio das Ostras Jazz Festival (Rio de Janeiro).

Gonzagão


Gabriel Grossi está na maior expectativa para soprar seu instrumento no Rio Montreux Jazz Festival. ;Vamos mostrar que os baiões, xotes e xaxados de Gonzagão também podem ser jazz;, afirma o gaitista.;O Rio, que em outros tempos acolheu o Free Jazz Festival, agora terá essa versão do Festival de Montreux. Acredito que vai ser bem legal;, comemora antecipadamente.
No dia seguinte, na varanda do Pier Mauá, Pedro Martins faz o pré-lançamento do álbum Vox, ao lado do baixista Pipoquinha e do tecladista Sérgio Machado. Pedro, que brilhou no Festival de Montreux na Suíça, em 2016, ao vencer a competição de guitarra, viu, desde então, sua trajetória musical ter um impulso impressionante.

;Depois da conquista em Montreux Jazz Festival passei a ser convidado para me apresentar, com frequência, na Europa e nos Estados Unidos. Fico feliz por ver um evento da importância do Montreux Jazz Festival ser trazido para o Brasil e tendo no line up músicos pelos quais tenho grande admiração, como o guitarrista norte-americano John Scofield;, elogia. ;Na minha apresentação, com o Pipoquinha e o Sérgio Machado, vou mostrar temas que compus par os meus dois discos. Há composições deles também no set list;, acrescenta.

Hamilton de Holanda é destaque na programação de sábado. Ele sobe ao Palco Tom Jobim, com o violonista Daniel Santiago, o baixista Thiago Espírito Santo e o baterista Edu Ribeiro (ambos de São Paulo) com quem gravou Harmonize, CD que será lançado no festival. ;Teremos como convidado especialíssimo, Paulinho da Costa, grande percussionista brasileiro, radicado nos Estados Unidos, há vários anos;, adianta o bandolinista;, anuncia. ;O Harmonize é o meu novo projeto, no qual gravei com o quarteto nove temas de minha autoria e um outro que compus em parceria com o multi-instrumentista Thiago da Serrinha;, destaca.

Já o Face Musical Quarteto, que tem em sua formação Victor Angelas, Márcio Marinho, Larissa Umaytá e o baixista goiano Bruno Rejan, faz show domingo, no Parque de Madureira. ;O repertório que vamos levar para o festival é quase todo de composições Autorais, como Asa Norte criativa, Luar de Brasília e Coisas tão singelas, parte do disco que acabamos de gravar. Mas há, também, arranjos para clássicos da obra de mestres da música popular basileira, como Pixinguinha, Geraldo Pereira e e Chico Buarque; adianta Angeleas. ;Tocar num festival que conta com músicos consagrados da qualidade dos brasileiros Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda e Pedro Martins, é um privilégio para o nosso quarteto;, complementa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação