Diversão e Arte

Livro retrata o Japão em 48 cartões-postais

Em entrevista ao Correio, a jornalista Taís Rocha fala sobre a obra de estreia 'De Tóquio a Hiroshima'

Melissa Duarte*
postado em 04/06/2019 17:45
A foto cartão-postal é uma das 48 presentes na obra

Apaixonada por fotos em preto e branco, a jornalista Taís Rocha estreia na cena literária com o livro De Tóquio a Hiroshima. De cinco mil fotos, a fotógrafa precisou definir apenas 48 para compor a edição. ;Foi doloroso escolher. Acho que elas (as fotos em preto e branco) imprimem um peso que as colorida não têm;, afirma a autora. O lançamento será nesta quarta-feira (5/6), às 18h, no Ernesto Café da Asa Norte.
Todas as fotografias foram tiradas com celular. O objetivo era ;captar momentos sem interferir na cena; ; o que não seria possível com uma câmera, segundo Taís. A ideia para a obra surgiu quando viajou com a família para o Japão, em março de 2018. O modelo do livro, no entanto, só foi definido quando voltou para casa: as fotos têm formato de cartão-postal, de 10x15cm, e os leitores podem destacá-las sem estragar a obra.

O que era um sonho de família ; a jornalista tem três primas japonesas e o marido e o filho sempre quiseram conhecer o local ; se tornou em um projeto pessoal e profissional. ;Gosto que as pessoas façam o que elas quiserem (com a arte);, conta. Por isso, o formato precisou ser diferente. A artista preza pela interação: os leitores podem colar as fotos na parede ou dá-las de presente, por exemplo, segundo ela.
Além de independente, De Tóquio a Hiroshima também é o primeiro da editora Made with love, fundada por ela. As fotos são fruto e memória das longas caminhadas ; cerca de 14km por dia, segundo a escritora ; pelo oeste e pelo sul do país. ;Em vários locais, éramos os únicos ocidentais;, relata.

Para a comunicadora, o que guarda das terras japonesas são lições de educação, respeito, consciência ambiental e altruísmo. ;Eu conseguia andar nas ruas e perceber essa humanidade. A gente (brasileiros) só tem a aprender com eles;, finaliza.

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Serviço
Lançamento do livro De Tóquio a Hiroshima, de Taís Rocha
Ernesto Café (108 Norte, Bl. A, lj. 48). Nesta quarta-feira (5/6), às 18h. Entrada franca. Valor do livro: R$ 50. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação