Diversão e Arte

Mais do que nunca, é necessário ler

35ª Feira do Livro de Brasília tem início hoje com programação que homenageia a poesia e a leitura

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 06/06/2019 04:07
Antônio Nóbrega fala sobre os gêneros da poesia popular brasileira em apresentação na sexta


Realizada no Complexo Cultural da República, em frente à Biblioteca Nacional e ao Museu Nacional da República, a 35; Feira do Livro de Brasília (FeLIB) reúne, a partir de hoje, 119 expositores distribuídos por 2.400m;. O evento conta com um total de 14 espaços destinados a encontro com autores, contação de histórias e lançamento de livros. Com custo aproximado de R$ 2,2 milhões oriundos de parcerias com o governo local e negociações com o setor privado, a feira, realizada pela Câmara do Livro de Brasília e pelo Instituto Latinoamerica, abre as portas com programação para os próximos 10 dias ainda não confirmada e uma lista de convidados esvaziada em relação à anunciada em abril.

Dificuldades na obtenção dos recursos fizeram com que muitos convidados ainda não tenham recebido as passagens para comparecer e resultaram em programação diminuída. São recursos, segundo o curador Maurício Melo Jr., obtidos junto aos deputados distritais, mas ainda não garantidos. ;Conseguimos recursos, mas o GDF está dificultando a liberação. Por isso estão sendo feito ajustes na programação. Mesmo assim faremos uma feira à altura de Brasília;, avisa.

Na programação original, divulgada em abril, nomes como Lilia Schwarcz, José Eduardo Agualusa, Djamila e Renato Janine Ribeiro estariam em encontros com o público nestes primeiros dias do evento. Essas participações acabaram canceladas. ;Assim como qualquer evento, a programação sofre ajustes e alterações de acordo com variáveis que os projetos não têm total domínio. Da mesma forma, as agendas de alguns convidados também sofreram mudanças e vários sinalizaram questões particulares e pessoais e declinaram do convite;, diz Thelmo Martins, coordenador geral da feira.

Por enquanto, a programação está confirmada apenas para os cinco primeiros dias. Arnaldo Antunes faz pocket-show na próxima terça-feira, quando Fagner também estará no evento para lançar a autobiografia Raimundo Fagner ; Quem me levará sou eu. Amanhã à noite, o artista pernambucano Antonio Nóbrega realiza aula-show e, durante a tarde, Dad Squarisi, colunista do Correio Braziliense, tem encontro marcado com o público.





É a poesia rimada brasileira que Nóbrega vai explorar ao subir ao palco amanhã à noite para o espetáculo Da quadrinha ao galope beira mar. Nome essencial da música de câmara popular brasileira e integrante do movimento armorial criado por Ariano Suassuna, o violinista é também um viciado em leitura. Bibliófilo, compra e armazena livros com olhar de colecionador. ;Principalmente os livros de cultura brasileira. Tenho interesse em história e cultura brasileiras, então, essas temáticas são as principais na minha leitura;, avisa.

Também pesquisador, Nóbrega destaca que a ligação entre música e literatura é visceral, são gêneros que estão intrinsecamente ligados. Ele acredita que a canção, no Brasil, tem um papel muito grande de informação e formação de pessoas. ;Não basta ser uma pessoa que tem assunto, mas a gente tem que dominar a técnica, as formas, as modalidades da poesia, pelo menos no meu caso. Principalmente dos gêneros poéticos da poesia rimada popular;, explica.

No sábado, o dia será dos poetas, com oficina de Nicolas Behr e uma mesa de debate entre Fabrício Carpinejar, o brasiliense João Doederlein, conhecido como Akapoeta, e o cearense Mailson Furtado, ganhador do Jabuti em 2018 por A cidade. Os dois últimos são homenageados da FeLIB, ao lado da bibliotecária Maria da Conceição Moreira Salles. À tarde, o ator Lázaro Ramos lança Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser, uma aventura infantil que traz temas como diversidade, ancestralidade e pertencimento.


35; Feira do Livro de Brasília
Abertura hoje, às 19h, para convidados e autoridades. Visitação a partir de amanhã até 16 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 22h, e sábado e domingo, das 10h às 23h, no Complexo Cultural da República. Entrada gratuita

Lançamentos

Sexta-feira

Espaço do autor I
; 10h Marcelo Capucci & Marcos Linhares ; Faço, separo, transformo...
; 11h15 Eduardo Lucas Andrade ; Morangos: o mundo não é dos espertos!
; 12h30 Giselia Reis Bellinaso ; Sarinha: proezas de uma Família inclusiva
; 13h45 Luciane Melo ; Cidade encantada
; 15h Saulo Mazagão ; Poemas sobre amor (ou não)
; 16h15 Simão de Miranda ; Zé Perequeté e outros
; 17h30 Jaque Luz ; Poemas para Divã
; 18h45 Valdério Costa ; Como as histórias surgiram na terra
; 20h Cristian Brayner ; A Biblioteca de Foucault: reflexões sobre ética, poder e informação

Espaço do autor II
; 10h Amanda Ribeiro ; Na trilha da gramática
; 11h15 Verônica Saiki ; Crianças
; 12h30 Duda Razzera ; Além da superfície
; 13h45 Marli Dias ; Por uma escrita rebelde
; 15h Alice de Sousa ; Lições de um professor
; 16h15 Ayana Thainá ; Tainá, a guardiã das flores
; 17h30 Guilherme Oli ; Virtualices

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação