postado em 06/06/2019 04:08
Filmes exibidos em festivais como os de Cannes e de Berlim, produções compromissadas apenas com diversão e obras reflexivas estão na décima edição do Festival Varilux que chega à capital, simultaneamente a outras 81 cidades do país. De hoje até 19 de junho, quatro locais (as redes Cinemark e Itaú, com o Cine Cultura Liberty e o cinema da Embaixada da França) de Brasília se veem envolvidos nas 153 sessões de cinema, com ingressos a preços variados.
Sempre associada ao cinema, a atriz Juliette Binoche estrela Quem você pensa que sou (de Safy Nabbon), em que uma mulher madura entra em crise, dada a solidão, num dos mais vistosos longas entre cardápio de 16 opções do recente cinema francês. Já em A revolução em Paris (de Pierre Schoeller), a crise é generalizada, no retrato da união contra a monarquia representada no filme, justo agora, no ano em que a Tomada da Bastilha completa 230 anos. Vencedor de prêmio do júri no Festival de Berlim, Graças a Deus traz o celebrado diretor François Ozon à frente de um enredo de abuso sexual dentro da Igreja Católica, com apoio forte em caso verídico. (RD)
Três perguntas
Emmanuelle Boudier, curadora
Emmanuelle Boudier, curadora
Inocência roubada e Graças a Deus são filmes interessados
na restituição de verdades. Em que medida o filme de
na restituição de verdades. Em que medida o filme de
François Ozon atiçou o debate em torno do
predatório assédio na seara da Igreja?
predatório assédio na seara da Igreja?
São filmes que refletem uma preocupação na nossa sociedade que nestes últimos anos tem sido muito falada e debatida: a do abuso sexual e de como esta expressão começou a se descolar do universo feminino, havendo episódios de homens que foram abusados. Tratava-se de um assunto tabu por vários anos. Este debate passou a inspirar muitos cineastas junto com outro filme que é Filhas do sol (de Eva Husson) ; que acontece num contexto bem diferente ; num ambiente de guerra; abusadas, as mulheres formam um batalhão de guerra que passam a se defender de seus agressores. São três filmes então que tratam destas questões do momento. O cinema francês sempre está perto do que acontece na sociedade. São filmes atentos à atualidade.
Em que medida, dentro da contemporaneidade, se provam
válidos ou estimulantes os fatos dispostos em A revolução
em Paris? O Brasil teria algo a aproveitar do conteúdo?
válidos ou estimulantes os fatos dispostos em A revolução
em Paris? O Brasil teria algo a aproveitar do conteúdo?
Escolhemos por vários motivos: é uma superprodução muito bonita que mostra como a cinematografia da França não se compõe apenas de filmes autorais, podendo conter filmes de grande orçamento, com elenco incrível, com figurinos excepcionais de época. É um filme muito bom, no sentido histórico, ele tem respaldo documentado, foi feito numa observação muito realista do período que vai desde a Queda da Bastilha até a decapitação do rei. O longa analisa o nascimento de uma revolução e como vai surgir a república. Há um valor histórico muito forte. Há ainda um romance inserido na trama. Ele mistura figuras históricas como Danton e Robespierre com pessoas comuns vindas do povo. Além desta originalidade, o A revolução em Paris defende a liberdade, fraternidade e a igualdade. Mais do que nunca, seja no Brasil, seja no mundo inteiro, há plataforma de ideais que temos, sempre, que seguir defendendo, eternamente.
Amor à segunda vista, Através do fogo, Cyrano, Finalmente livres,
O mistério de Henri Pick e Quem você pensa que sou elencam crises
de identidade, falsidade ideológica e apropriação de vidas.
São realmente temas pertinentes no bojo dos filmes selecionados?
O mistério de Henri Pick e Quem você pensa que sou elencam crises
de identidade, falsidade ideológica e apropriação de vidas.
São realmente temas pertinentes no bojo dos filmes selecionados?
Realmente, há este ponto de contato, entre todos ; mas não houve o propósito, na hora da escolha dos filmes. Dentro de cada título, há tratamento diferenciado nas crises de identidade. No mundo virtual, atual, realidade e imaginação estão propensos a serem misturados, num nível, por vezes, perturbador para o ser humano em geral ; como acontece em Quem você pensa que sou. Ainda desponta nesta linha o tema das fake news ; tudo, atualmente, por passar pelas redes sociais e por meios que não são controlados e que alimentam informações com origem incerta e impacto sobre a verdade .