Diversão e Arte

Rússia está produzindo a própria minissérie sobre Chernobyl

Na versão russa, os americanos são culpados pelo acidente na usina nuclear

postado em 07/06/2019 16:55
Chernobyl, da HBO, é a série mais bem-avaliada no site IMDB

Enquanto HBO encerra nesta sexta-feira (8/6) a minissérie Chernobyl, uma outra produção sobre o avassalador acidente nuclear está sendo produzida pela Rússia. Diferentemente da coprodução entre Estados Unidos e Inglaterra, que se apoiou em registros factuais sobre a tragédia, a trama russa vai tratar de uma conspiração fictícia em que agentes da agência de inteligência americana CIA são enviados para sabotar a fábrica nuclear soviética.

Especula-se que a nova produção seja uma forma de revidar a bem-sucedida versão da HBO, que nesta semana bateu recorde de avaliações, proporcionalmente, positivas no site IMDB.

Coincidência ou não, muitos russos estão insatisfeitos com Chernobyl. O popular jornal russo Argumenty i Fakty criticou a versão da HBO, alegando se tratar de uma "caricatura, e não da verdade". O âncora Stanislav Natanzon, do veículo Rossia 24, ironizou: "(Na série) só faltaram os ursos e os acordeons", referindo-se a estereótipos do país.

Dividido em cinco episódios, Chernobyl, da HBO, parte do momento explosão de um reator na Usina Nuclear de Chernobil, em Pripyat, cidade ucraniana da extinta União Soviética. O drama histórico, inspirado pelo livro documental As vozes de Tchernóbil, acompanha as consequências imediatas e os desdobramentos ao longo dos meses e anos após o acidente.

Protagonizada por Jared Harris (Mad men e The crown), Chernobyl é transmitida no Brasil às sextas pela HBO, às 21h. Os episódios são disponibilizados simultaneamente no serviço de streaming da emissora. A versão russa ainda não tem previsão de estreia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação