Diversão e Arte

Eventos cancelados

postado em 08/06/2019 04:08
A 35; Feira do Livro de Brasília (FeLiB) ampliou a estrutura e reformular o espaço, transplantado de um shopping para o Complexo Cultural da República, mas não conseguiu manter a programação. Na tarde de quinta, antes mesmo da inauguração oficial, boa parte da agenda montada para o Café Literário, que promove o encontro de autores com o público, estava cancelada. Em um comunicado publicado na página do evento, os organizadores avisam que as verbas não foram liberadas e, por isso, os autores estavam desconvidados. O texto é o mesmo enviado a mais de 10 autores que constavam na programação original, divulgada em abril.

Luiz Antonio Assis Brasil, que deveria estar no Café Literário no domingo, 16 de junho, para falar sobre o ofício de escrever, recebeu a circular e lamentou as ;fragmentárias, genéricas e inconsistentes explicações;. ;Não preciso dizer o quanto preocupa uma atitude como essa, que é um desrespeito, não a mim e meus colegas, mas à cultura literária de nosso país. Desnecessário dizer o que isso causa de transtorno, pois eram datas comprometidas há muito ; o que impediu a aceitação de outros convites para o mesmo período; ademais, inutilizou todo o tempo e o esforço gastos para preparação dos comunicados que os autores apresentariam;, diz o escritor.

No comunicado, os organizadores explicam: ;Mesmo após o Comitê Gestor esgotar os termos para manter, até o último momento, a programação intacta foi vencido pelas questões elencadas acima. De forma que, infelizmente, vem por meio desta oficializar um pedido de desculpas por não poder contar com sua honrosa participação na FeLiB 2019, pelos transtornos causados e espera a compreensão de tamanho contratempo;.

Indecisão

No início da semana, a três dias da abertura da feira, alguns autores ainda não sabiam se suas participações estavam confirmadas e não havia sinal de emissão de passagem nem hospedagem. Com essa incerteza ; Alberto Mussa, ganhador de prêmios como o Machado de Assis, o Casa de las Américas e Oceanos ;, resolveu desistir da FeLiB. Ele dividiria a mesa do Café Literário com Lúcia Bettencourt. ;Não cheguei a ser desconvidado, eu e Lúcia Bettencourt informamos ontem que não iríamos mais por não termos recebido passagens e confirmação de hospedagem e transfer pedidos.

Para Ignácio de Loyola Brandão, que vinha a Brasília conversar sobre biografias, cancelamentos são normais nesse tipo de evento. No entanto, dessa vez, ele acredita que o alvo seja a cultura de forma geral. ;O problema maior é que sabemos porque estamos sendo desconvidados. Porque os meios oficiais nem estão aí. Mas verba para lagosta no Supremo, tem, ah, isso tem... Porque um governo que não tem ministério da cultura, despreza ensino, corta verbas da educação e cultura, é um governo analfabeto, sem preparo, sem primeiras letras, desprezível;, diz o autor de Não verás país nenhum.

Professor de Ética e Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro, programado para falar ontem no Café Literário, conta que só recebeu a notícia do cancelamento depois de vários telefonemas não atendidos para saber se sua participação estava confirmada. ;Na última hora (agora), e só depois de vários telefonemas meus que ficaram sem resposta, finalmente cancelaram minha participação e a de outros convidados na Feira do Livro de Brasília;, diz.

Presidente da Câmara do Livro de Brasília, uma das organizadoras da feira, Ivan Valério lamenta os cancelamentos e está preocupado com a imagem do evento. ;Agente está tentando revitalizar a câmara, colocar a câmara de pé, dar credibilidade para a feira, que ficou muito tempo sem credibilidade;, garante. ;Nossa programação estava linda, a gente saiu do shopping para dar visibilidade, não parar fazer uma feira comercial, tanto que não é a feira, é a Cidade da leitura e dentro dela tem a feira.;

Quando ele viu que a verba não seria liberada, pediu que se fizesse uma carta de cancelamento endereçada aos convidados, porque ficou apreensivo de tocar adiante a programação e não ter dinheiro para pagar os autores. ;E ninguém pode ser lesado. Não podia ser irresponsável ao ponto de dar continuidade ao processo sem ter condições de bancar;, diz. Segundo o curador, Maurício Melo Jr., a redução nas verbas veio do cancelamento de emendas parlamentares que estavam prometidas. ;É lamentável ter que desconvidar escritores;, constata. ;Com a falta de recursos, estamos readequando toda a programação.; Segundo Ivan Valério, mesmo com o cancelamento, a programação da feira está firme e consistente. Autores locais vão participar da programação na FeLiB independentemente e agenda educativa está mantida. ;A feira não vai deixar de acontecer;, garante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação