Diversão e Arte

A história do Clube do Choro em imagens

Fotógrafa Renata Samarco compartilha em exposição mais de 200 fotos registradas durante 10 anos de apresentações no importante espaço cultural

postado em 09/06/2019 04:08
Bandolinista Hamilton de Holanda, que fez carreira na cidade, é um dos personagens da exposição



A fotógrafa Renata Samarco entrou anos atrás no Espaço Cultural Clube do Choro com o objetivo de executar processos altamente burocráticos, como o registro de prestação de contas. No meio do caminho, surgiu a necessidade de fotografar as apresentações na casa de shows. Na época, ela ainda não era profissional. ;Quando comecei a fotografar no Clube do Choro, eu não era fotógrafa, fui aprendendo conforme as demandas e durante os registros. Fui me profissionalizando ao longo desse percurso;, conta.

Durante 10 anos, Renata registrou, na antiga e na atual sede do espaço, apresentações de artistas de renome, como Danilo Caymmi, Hamilton de Holanda e Altamiro Carrilho, e ainda shows de músicos locais. Parte desse acervo deu origem à exposição Olhar do Choro ; 10 anos de retrato musical, que está em cartaz desde o último dia 4 e segue até 28 de junho com visitação gratuita das 6h às 21h, no Sesc Presidente Dutra, no Setor Comercial Sul.

A criação da mostra foi um convite do próprio Sesc por intermédio da técnica de Cultura do Sesc Presidente Dutra, Aryane Sanchez. ;Nós já tínhamos atuado juntas no Clube do Choro, e ela acompanha meu trabalho há muito tempo. Ela fez o convite e eu amei. Topei na hora;, lembra.

Exposição

Após a decisão tomada, o maior desafio foi selecionar as imagens que fariam parte da mostra. ;Foi muito difícil. São 10 anos fotografando. Esse processo de seleção também foi muito complicado, porque eu não guardava o material em formatos grandes e não tive muito tempo para fuçar todos os arquivos e resgatar. Tive que usar meu acervo pessoal. Então, foi um misto de achar fotografias de pessoas que são fundamentais com as que contam muito bem essa história do Clube do Choro;, explica. A mostra tem imagens da Escola de Choro Raphael Rabello, ao lado do Clube do Choro, que teve a evolução e consolidação registrada por Renata.

Ao todo, Olhar do Choro ; 10 anos de retrato musical é composta por mais de 200 imagens, que foram divididas em dois formatos: seis obras grandes no centro da exposição e um varal com os demais registros. ;Tentei pegar fotos de todos os anos, porque é muito legal essa evolução da casa, das pessoas. Tentei fazer o registro mais completo possível e que tivesse capacidade de contar essa história (do Clube do Choro), desde a antiga sede até a nova;, afirma.

A exposição ficará em cartaz durante o mês de junho, mas a intenção de Renata Samarco é conseguir mais retratos para montar uma mostra ainda mais rica. ;Quero levantar esse material, pegar registros do próprio Clube do Choro e, quem sabe, fazer uma exposição mais completa;, revela.

Além de retratar a história do Clube do Choro, fundado em 1977 e na atual desde 2011, Renata avalia que a mostra também é uma narrativa da trajetória dela. ;É um apanhado da música como um todo;, completa. A fotógrafa tem no currículo passagens pelo registro de shows em outros espaços emblemáticos da cidade, como Feitiço Mineiro (306 Norte), Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) e Funarte (Eixo Monumental).


Olhar do Choro ; 10 anos de retrato musical
Sesc Presidente Dutra (SCS, Qd. 2, Bl. C). Até 28 de junho, com visitação de 6h às 21h. Exposição da fotógrafa Renata Samarco com mais de 200 imagens registradas durante 10 anos no Espaço Cultural Clube do Choro. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação