Nicole Mattiello*
postado em 10/06/2019 18:10
A colunista do Correio e escritora Dad Squarisi autografa, nesta terça (11/06), o livro infantil Bichos e buchichos, segundo volume da sua trilogia de fábulas. São 45 fábulas recontadas em linguagem ágil e bem-humorada. Cada história é dividida em três partes: fábula, moral da história e a atualização para a realidade das crianças. As ilustrações são de Adriana Nunes e o projeto gráfico é de Marco Miranda. O projeto dessa trilogia e da série de livros sobre mitologia, também para crianças, começou a ser desenvolvido no Correio.
Para Dad, que já publicou livros para diferentes públicos, escrever livros infantis requer uma imersão no mundo da criança. ;A gente tem que entrar no mundo das pessoas. A gente escreve para o leitor, e quer ser lido. Para ser lido, você precisa ser entendido. Então, para escrever para a criança você tem que embarcar no universo dela. Tem que falar em uma língua que ela entenda, tem que aceitar e embarcar nas fantasias delas;, disse.
Em uma pesquisa publicada em março de 2016, realizada pelo Instituto Pró Livro, e executada pelo Ibope, foi estimado que 56% da população brasileira é leitora (considerando leitor como aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses). Na pesquisa anterior, publicada em 2011, a estimativa de era que 50% dos brasileiros eram leitores.
Na pesquisa, 9% dos leitores são crianças entre 5 e 10 anos. Número que caiu desde a última estimativa, que revelava 11% de leitores nessa faixa etária. Para Dad, a leitura é essencial na formação das crianças, e o principal estímulo à leitura não vem necessariamente da escola onde estudam, mas dos professores.
;Leitura estimula a imaginação, permite que as crianças vivam outros mundos, outras vidas. Os livros ampliam o universo, ampliam o conhecimento de quem lê, e são muito importantes para a escrita;, diz a autora. Ela ressalta ainda o alcance das fábulas: ;São tão importantes que todas as culturas têm. Elas resistem. Elas ensinam valores;.
De acordo com a escritora, o próximo livro será lançado no ano que vem, completando a trilogia de fábulas para crianças. Para ela, as fábulas devem ser bem-humoradas, pois ninguém resiste a uma história contada com graça e bom-humor. ;Ninguém resiste a uma fábula, nem a uma história de criança. É como já diziam outros escritores, os livros infantis não são para crianças. São uma desculpa para que os adultos possam ler histórias;, afirma.
Serviço
Lançamento do livro Bichos e Buchichos
De Dad Squarisi. Outubro edições, 56 páginas. Lançamento na terça (11/06), às 10h, na Feira do Livro de Brasília (Esplanada dos Ministérios, no estande da Arco-íris distribuidora de livros). Haverá sessões também sábado (15/6) das 10h às 12h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.